Cid Gomes apresenta experiência cearense na área da Educação

11 de agosto de 2011 - 19:54

O governador Cid Gomes participa nesta sexta-feira (12), de uma mesa de debate no evento “Agenda para Mudanças Curriculares no Ensino Médio”, que ocorrerá das 8h às 12h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal (RN). Com Cid Gomes, também participa a secretária da Educação, Izolda Cela. O objetivo é realizar um diagnóstico do ensino médio e seus aspectos profissionais, demandas e necessidades de qualificação dos jovens no Brasil. Esta é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).

 

Na ocasião, serão apresentados os projetos desenvolvidos pelo Estado do Ceará na área da Educação. Entre as ações a serem apresentadas pelo Governador destacam-se as experiências do ensino profissional e do programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). No primeiro, o Ceará é destaque nacional com 77 unidades em funcionamento, o que corresponde a 23.588 alunos, e até 2014 serão 130 unidades. Nessas escolas o estudante tem acesso ao Ensino Médio integrado à Educação Profissional.

 

No Paic, o Governo do Estado formou parceria com todos os 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo escolar nas primeiras séries do Ensino Fundamental a partir de pesquisas, fornecimento de material didático, consultoria e incentivos para as escolas, professores e alunos. Com as ações do Paic, o número de municípios com resultados satisfatórios saltou de 14 em 2007 para 141 em 2010.

 

Com estas realizações o Estado do Ceará alcança, em 2011, as metas 5 e 11 do Plano Nacional de Educação: de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade e de duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta. O PNE prevê que as vinte metas que compõem o Plano sejam realizadas pelos estados até 2020. O Ceará sai à frente da previsão e, vai além, servindo de exemplo para os demais estados do país.

 

 

11.08.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc

Paula Candice (85. 31013972 / paula.candice@seduc.ce.gov.br)