Cid Gomes inaugura Escola de Educação Profissional em Camocim

19 de agosto de 2011

Nesta segunda-feira (22), às 19 horas, o governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram uma nova sede, que segue o padrão estabelecido pelo MEC, para a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, município localizado no Litoral Oeste. A unidade ofertará os cursos de Informática, Enfermagem, Turismo, Redes de Computadores, Hospedagem e Comércio. O investimento contou com recursos do Governo do Estado no valor de R$ 7,3 milhões.

A EEEP terá capacidade para 540 alunos, em tempo integral. Com 12 salas de aulas, a estrutura é constituída de auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, os estudantes terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade escolar vai dispor de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Atualmente, estão matriculados 401 alunos que, além dos conteúdos disciplinares, aprendem com os projetos colocados em prática na escola. A professora Iris Alves de Souza cita como exemplos o “Filosofia, Café e Cinema” que objetiva aproximar do estudante o cotidiano vivenciado na comunidade, com seus valores e desafios e o “Embarcando no turismo camocinense”, que teve início em 2009, com a turma de Turismo, que vai se formar em breve. “Nessa ação, além de conhecer o campo de trabalho no qual vão atuar, aproveitam para ver de perto a realidade da cidade” – explica.

Escolas Profissionalizantes

A rede de Escolas Estaduais de Educação Profissional começou a ser implantada, pelo Governo do Estado, em 2008, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. A ideia é ofertar ao jovem cearense uma habilitação profissional técnica e uma vivência de cidadania, além do protagonismo juvenil.

São 76 unidades, cuja matrícula reúne 28 mil estudantes. Nestas escolas, os cursos ofertados têm duração de três anos e o estudante também terá acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Lá, o aluno permanece das 7 horas às 17 horas, onde faz três refeições diárias, recebe livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.

 

Serviço

 

Evento: Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa
Data: 22/08/2011
Horário: 19 horas
Endereço: rua Kleber Pessoas Navarro Veras, s/n – bairro: Cidade com Deus

 

19.08.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)