Lacen realiza mais de 933 exames de DNA durante mutirão do Tribunal de Justiça

24 de agosto de 2011 - 12:28

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), equipamento ligado a rede estadual de saúde, participa das ações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) para devolver dignidade a mais de 900 famílias que precisam da comprovação de paternidade. O Lacen vai realizar 933 análises de DNA a partir da coleta de material genético durante o mutirão “Reconhecendo vínculos – paternidade é questão de dignidade”, que acontece até sexta-feira (26), no Fórum Clóvis Beviláqua. A coleta é feita nas audiências de conciliação de processos de investigação de paternidade em tramitação na Justiça. Duas equipes do Lacen realizam durante esta semana a coleta de material, nos casos em que não há acordo entre as partes.

Estão sendo oferecidos, também, 250 exames de DNA a pessoas que tenham interesse em confirmar paternidade, mesmo sem ação de investigação correndo na Justiça. Os interessados em realizar o exame devem fazer cadastro prévio no portal do Tribunal de Justiça do Ceará. Fora do mutirão, qualquer pessoa pode solicitar a realização de exame de DNA para investigação de paternidade. Basta procurar as varas de família, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado ou os conselhos tutelares, órgão que têm linha direta com a Lacen para o agendamento dos exames.

Desde janeiro de 2009, o Lacen realizou 7.400 exames de DNA para investigação de paternidade. A implantação do Laboratório de Biologia Molecular foi um investimento do Governo do Estado de R$ 355.708,04 na aquisição do sequenciador de DNA, acrescidos de recursos que totalizaram R$ 1 milhão na adaptação da área física e aquisição de equipamentos e insumos. Atualmente, cerca de dez coletas são feitas diariamente na unidade do Lacen em Fortaleza. As coletas também são feitas nas unidades de Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Senador Pompeu e Icó. O aparelho sequenciador de DNA do Lacen tem capacidade de realizar até 400 exames por mês.

 

24.08.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)