Encontro Regional da Rede Unida reunirá profissionais de saúde em Fortaleza

31 de agosto de 2011 - 13:34

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) sediará entre os dias 1º a 4 setembro de 2011 o Encontro Regional Nordeste da Rede Unida. O evento, que será realizado pela primeira vez em Fortaleza, tem a organização da ESP-CE e de outros parceiros. Entre os participantes, estarão presentes todos os atores que militam nas questões do trabalho, gestão, controle social, educação popular e formação em saúde. A abertura terá início às 18 horas no auditório Ciro Gomes, na sede da instituição, e o encerramento ocorrerá especialmente no Hotel Mareiro, na av. Beira Mar. As poucas vagas para inscrições que ainda restam podem ser preenchidas a partir do link: http://www.redeunida.org.br/noticia/inscricoes-abertas-para-encontro-regional-nordeste.

O Encontro, que é uma etapa preparatória para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, tem como tema “Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular”. Em conjunto, serão realizados o I Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e I Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza. A edição foi pensada a partir de metodologias surgidas no seio dos movimentos populares. Serão discutidos temas relacionados à formação, atenção, gestão e controle social em saúde, buscando por meio de grandes rodas de conversa, de círculos de cultura e de uma audiência pública dar o caráter mais participativo à ocasião.

Para a superintendente da ESP-CE, Ivana Barreto, o Encontro Regional da Rede Unida tem a sua importância porque reunirá professores, gestores e estudantes para discutir a questão da educação permanente em saúde. “No Nordeste, estávamos precisando reanimar, no sentido de atender aos anseios da população. Estamos unidos em prol da humanização e de um melhor trabalho no sistema de saúde. Nada melhor do que a ESP-CE ser protagonista nesse processo”, disse ela.

A Comissão Organizadora é formada pela Secretaria Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS); a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do MS; a Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGETS), da Secretaria de Saúde do Ceará; a Escola de Saúde Pública; a Secretaria Municipal de Saúde Escola de Fortaleza; a Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral; a Rede Interdisciplinar de Política e Avaliação de Sistemas de Saúde (Ripass), da Universidade Federal do Ceará (UFC); a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular em Saúde; a Articulação Nacional de Extensão Popular em Saúde; o Grupo de Trabalho de Educação Popular em Saúde (Abrasco); a Rede de Educação Popular em Saúde; a Comunidade em Movimento (Comov); e a Rede Unida.

Rede Unida

A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócio produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

É tarefa prioritária da organização reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde a fim de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de mudanças na formação profissional em saúde. O desafio da Rede é induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS. Com isso, a Rede Unida busca promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional.

SERVIÇO

Encontro Regional Nordeste da Rede Unida
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)
Data: 01/09/2011 a 03/09/2011
Endereço: Av. Antônio Justa, nº 3161. Meireles

Encerramento: 04/09/2011
Local: Hotel Mareiro
Endereço: Av. Beira Mar, nº 2380. Meireles
Maiores informações: (85) 9732 2074 / (85) 8519 8319

31.08.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE
Marcos Saudade / Jair Melo (85) 3101.1412 / 3101.1400 / ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: twitter.com/espce