Ceará e Pernambuco alinham ações de segurança na região de divisa

8 de setembro de 2011

O combate ao crime organizado nas cidades limítrofes entre os estados do Ceará e Pernambuco levou as autoridades de Segurança Pública dos dois estados a se reunirem nesta quinta-feira (08), no município de Petrolina, no agreste pernambucano. A iniciativa de unir esforços e discutir ações integradas de segurança partiu do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Francisco Bezerra.

 

A reunião aconteceu no Colégio da Polícia Militar, que funciona ao lado do 5° Batalhão da PM-PE. Estão presentes o comandante geral da PM-CE, Coronel Werisleik Pontes Matias, o Comante do CPI, Cel. Sérgio Gomes, o delegado geral adjunto de Polícia Civil, dr. José Nival Freire e todos os delegados de Polícia Civil dos municípios situados na região de divisa com Pernambuco. Também comandantes e subcomandantes das PMs de Ceará e Pernambuco, entre outras autoridades policiais dos estados dos dois estados. O secretário-executivo de Segurança de Pernambuco, Alessandro Carvalho presidiu nos trabalhos. Também estiveram presentes autoridades da PM da Bahia.

 

Iniciativa

Em julho passado, o titular da SSPDS-CE, Francisco Bezerra, visitou os membros das cúpulas de segurança pública dos estados que têm divisas com o Ceará. Nas reuniões foram traçadas estratégias para operações conjuntas nas divisas dos estados. Também foram definidos protocolos de compartilhamento ágil de informações e ações de inteligência policial. Os secretários de segurança, que estiveram sempre acompanhados dos comandantes das polícias Civil e Militar, também definiram um canal direto para comunicação de ocorrências nas áreas limítrofes.

 

“A meta é estabelecer um canal de mão dupla, através do qual poderemos informar ou ser informados de ocorrências nas áreas próximas às divisas para que o estado vizinho adote providências como fechar as divisas”, detalha Bezerra. As reuniões com os titulares de segurança dos estados fronteiriços são parte da estratégia da SSPDS-CE de fortalecer as ações de segurança no interior do Estado.

 

Desde então, ficou estabelecido que os agentes dos sistemas de segurança que atuam nas divisas se reuniriam pra detalhar as ações. A primeira reunião nesse sentido foi realizada no dia 9 deste mês, na cidade de Sousa, sertão da Paraíba. Em seguida, Mossoró (RN) recebeu o mesmo grupo de trabalho. Na próxima terça-feira (13.09) haverá nova reunião entre agentes de segurança de Ceará e Pernambuco em Cabrobó. Na ocasião serão detalhadas questões operacionais de atuação das polícias nas divisas.

 

08.09.2011

 

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Henrique Silvestre (85 3101 6517/6518 | ascom@sspds.ce.gov.br)

Twitter: @sspdsce