Cabo Verde: Cid Gomes representa o Brasil na posse do novo presidente

9 de setembro de 2011

O governador Cid Gomes, representando o governo brasileiro, conferiu nesta sexta-feira (9), em Praia, Cabo Verde, a posse no novo presidente daquele País, Jorge Carlos Fonseca. Em entrevista à imprensa local, Cid Gomes ressaltou o “desejo e disposição brasileira de estreitar parceria de forma profícua e duradoura com Cabo Verde”.

 

O governador cearense foi designado pela própria presidenta Dilma Roussef para representar o governo brasileiro por ter o Ceará com o país africano relações comerciais e culturais como, por exemplo, a recente inauguração da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção.

 

Em seu discurso de posse, Jorge Carlos enfatizou o interesse em desenvolver a aproximação com “nações amigas”, sobretudo com os países da Língua Portuguesa. Sobre a crise econômica, o novo presidente caboverdiano destacou a necessidade do apoio e da garra de todos para atravessar o período.

 

Eleições

 

O novo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi empossado como o quarto chefe de Estado em 36 anos de História do país, após Aristides Pereira (1975/91), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (2001/11).

 

Aos 60 anos, Jorge Carlos Fonseca, advogado e jurisconsultor, chefiou a diplomacia cabo-verdiana entre 1991 e 1993, rompeu com o Movimento para a Democracia em 1994, fundou nesse mesmo ano o Partido da Convergência Democrática (PCD) e abandonou-o em 1998.

 

Cabor_Verde_Red2

 

Em 2001 foi candidato à presidência cabo-verdiana e atingiu pouco mais de 3% dos votos. Com o resultado abandonou a carreira política e foi se dedicar ao Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais, cuja direção deixou para assumir a Presidência de Cabo Verde.

 

Eleito com 54,16% dos votos, Jorge Carlos Fonseca abriu uma nova era na política local, quebrando o “mito” reinante desde 1991: o presidente foi sempre oriundo da esfera partidária do partido do Governo e sempre com maiorias no Parlamento.

 

09.09.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

Twitter: @GovernoDoCeara