Seminário debate 11 de setembro e a falta de consenso no Oriente Médio

12 de setembro de 2011

“11/09 Dez Anos” é o Seminário que os Grupos de Pesquisa Democracia e Globalização, do Laboratório de Antropologia em Mídias Audiovisuais (LAMIA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e os Mestrados em Políticas Públicas (Acadêmico e Profissional) vão realizar nos próximos dias 13 e 14 de setembro, no Campus de Fátima do Centro de Humanidades (CH) da Uece. O “11/09 Dez Anos” é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço eletrônico: democraciaeglobalizacao@gmail.com e as informações pelo blog democraciaeglobalizacao.blogspot.com.

Além do tema 11 de Setembro Dez Anos, durante o Seminário, serão debatidas questões que envolvem outros conflitos, que ocupam cenários midiáticos internacionais, como o que existe entre palestinos e israelenses. Segundo a coordenação, o evento sustenta-se em dois eixos fundamentais: o primeiro é o debate crítico sobre temas relevantes do contexto conjuntural e estrutural em que ocorreram os atentados, em que se buscará compreender as relações desse momento histórico com a construção da nova ordem política mundial; e o segundo eixo privilegia o debate sobre as mudanças políticas no Oriente Médio e as relações dos fundamentalismos e islamismos com a luta por democracia, que tem como expressão os levantes que ficaram conhecidos como a Primavera Árabe.

No Seminário, do Campus de Fátima, no CH, serão pensadas as relações e desdobramentos da política externa americana com o ainda não solucionado conflito entre palestinos e israelenses.  Como o Hamas e o Fatah se amoldarão à democracia? Quais os limites e interfaces entre a religião de Maomé e a de Hobbes?  Objetiva-se, nesse sentido, aprofundar as dimensões estruturantes desses acontecimentos, refletindo sobre sua incidência na vida contemporânea.

Fonte e Contatos: Marcela 9954.5751 – Luiz Alberto 8807.4260

12.09.2011

Assessoria de Comunicação da Uece

Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.br / 853101.9605)