Detran abre Semana Nacional de Trânsito que alerta para salvar vidas

16 de setembro de 2011

O Detran inicia neste sábado (17) a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, em que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reflexão dos usuários para que “Pare, pense e mude” o seu comportamento na via pública, na sua condição de motorista, passageiro e pedestre.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foram registradas, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil, estimativa foi de 35 mil pessoas que morreram por acidentes no trânsito, das quais 2 mil crianças. A campanha neste ano será realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Aracati, em que equipes visitarão bares e  restaurantes, em uma ação educativa, para sugerir aos integrantes da roda de amigos, em torno de uma mesa, que o motorista da vez não beba e leve todos de volta para casa com segurança.

 

Mesmo com a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, há ainda registro de casos de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. As equipes utilizarão material de divulgação, como papel bandeja (tipo jogo americano), “bolacha” para copo e adesivo para carro. Faixas também serão afixadas nesses cinco municípios, alertando para a prudência no trânsito.

 

Em Fortaleza, as visitas das equipes acontecerão de 17 a 25 deste mês, iniciadas a partir das 17 horas, em bares e restaurantes da Aldeota, Maraponga, Conjunto Ceará, Parangaba, Parquelândia e Messejana. No domingo (18), a visita será às Barracas da Praia do Futuro. E de segunda-feira (19) a sexta-feira, o trabalho terá início às 20 horas.

 

A van que conduzirá as equipes estará envelopada com o símbolo da campanha (uma mão, como alerta para parar, pensar e mudar a atitude no trânsito. E em Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Aracati haverá uma equipe para cada município, nos dias 22, 23 e 24 (de quinta a sábado).

 

Haverá ação domingo, a partir das 10 horas, na Avenida santos Dumont, próximo à Praça 31 de Março, com a distribuição de panfletos e adesivos para carros. A unidade móvel de educação de trânsito vai atuar em vários bairros da cidade, em dias e horários diferentes: domingo (18): Parque do Cocó (manhã) e Beira-Mar (noite); segunda-feira (19): Lago Jacareí (noite); terça-feira: Conjunto Ceará  (noite); quarta-feira: Praça Luiza Távora (noite) e de quinta-feira a domingo (25): Avenida Beira Mar (noite).

 

Faz parte ainda do calendário da Semana Nacional de Trânsito, elaborado pelo Detran,  a  entrega de prêmios a 10 alunos do ensino fundamental, de escola pública e privada, da faixa etária de 6 a 10 anos, vencedores do concurso de desenhos na temática trânsito. Os desenhos foram realizados pelas crianças que participaram das atividades na Escola de Educação de Trânsito durante os últimos 12 meses, em visita guiada agendada previamente pelas escolas. O pedido de agendamento pode ser através do seguinte e-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br. ou pelo telefone 3101.5898.

 

16.09.2011

Assessoria de Comunicação do Detran-CE

Paulo Ernesto Serpa (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 e 3101.5819)