ICID+19: Ceará e Mendonza assinam Acordo de Cooperação

23 de setembro de 2011 - 20:24

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, participa entre os dias 26 e 28 de setembro na província de Mendoza, na Argentina, da 3ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID+19.

 

Na ocasião, René Barreira, representando o governo cearense, irá assinar Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado do Ceará e a província de Mendoza, visando ações na área de ciência, tecnologia e inovação, recursos hídricos, meio ambiente e desenvolvimento agrário. No último mês de junho, o secretário esteve no local acertando os detalhes para a realização da ICID+19, que também tem o apoio do governo estadual.

 

A ICID+19 é preparatória para a Rio+20, a ser realizada em 2012. Os eventos vão reforçar a luta contra a desertificação e os efeitos da seca nas agendas das instituições nacionais e internacionais. Neste sentido, toma como eixos transversais a sustentabilidade, o combate à pobreza, desertificação e mudanças climáticas, especialmente na América Latina.

 

Acompanham René Barreira, o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o secretário de Recursos Hídricos (SRH), César Pinheiro, e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa.

 

O Ceará tem tido destaque na discussão do tema. Em agosto de 2010, Fortaleza foi sede da ICID+18, evento que recebeu pesquisadores nacionais e internacionais interessados em discutir o desenvolvimento sustentável das regiões semiáridas. A ICID+18 recebeu apoio financeiro do governo estadual no valor de R$ 1,1 milhão.

 

23.09.2011

 

Assessorida de Comunicação da Secitece

Simplícia Vianna (plicia@sct@sct.ce.gov.br | 85 3101.6466)