Leisure Fair 2011 em Moscou traz bons resultados para o Ceará

27 de setembro de 2011

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) participou do The Pure Luxury Workshop e da Leisure Fair 2011 realizada entre os dias 20 a 26 de setembro em Moscou, com o lançamento do catálogo técnico do Ceará e Pernambuco, em língua russa, editado pela a revista local Travel Business. O lançamento, segundo a Setur, era esperado com boas expectativas para mostrar o mercado turístico nordestino, graças à iniciativa do trade cearense e pernambucano, que apostam no disputado núcleo emissor russo, que gera centenas de voos de fretamento para os destinos de sol e praia.

 

A Setur Ceará, com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, participou de duas reuniões previamente agendadas no Secom- Setor Comercial da Embaixada, com diretores das empresas aéreas russas Utair e Aeroflot.  Com a Aeroflot Russian Airlines a Diretora de Comercialização e Novos Destinos, Liudmila Kuzmenkova, informou que a empresa expandiu suas rotas para o República Dominicana, em 2010, e para Aruba, em 2011, obtendo excelentes resultados, ocasionando um aumento de fluxo turístico. Em 2012, a empresa pretende fazer o mesmo para alguma região da América do Sul, estando o Brasil muito visado devido os preparativos dos jogos da Copa Mundial de Futebol de 2014 e seus eventos corporativos, diz Kuzmenkova. A diretora informou também que para estes novos destinos a empresa receberá, no mesmo período, 8 aeronaves Boeing 777-300 para longas distâncias.

 

Na reunião com a Utair Aviation (a segunda maior empresa aérea privada russa, com 230 aeronaves e que também trabalha com 280 helicópteros de grande porte para a exploração de petróleo), a sua diretoria mostrou-se bastante interessada em abrir voo para Fortaleza, pois atenderia às expectativas de expansão da empresa que tem o Brasil como grande foco na cooperação e exploração do petróleo. A empresa trabalha com foco nos voos de fretamentos e indicou, de imediato, sua afiliada, a operadora AnexTour, para reunião preparatória, no estande do Brasil, ainda durante a Leisure Fair 2011, no pavilhão de eventos Crocus Expo.

 

O encontro foi realizado no estande do Brasil com a AnexTour e seus diretores C. Cetin Bozaci, diretor de Novos Destinos; e Remzi Giray, diretor comercial, contando, ainda, com a participação do embaixador do Brasil em Moscou, Carlos Paranhos, além de Vitaliy Pozdnyakov, vice presidente para Assuntos Estratégicos e Desenvolvimento da Utair Aviation, e Oleg Semennov, chefe do Departamento Comercial de Passageiros. Para o Coordenador Internacional de Marketing da SETUR, Fernando Holanda, esse foi um importante passo para a captação do voo de fretamento, uma vez que nos dias de atendimento da feira e workshop, o lançamento do catálogo trouxe uma outra expectativa para mercado face à comunicação em língua russa, que é extremamente necessária na comercialização de qualquer produto naquele pais.

 

Ainda na ocasião, foram criadas oportunidades de visitas de negócios ao Ceará. Como a Utair Aviation participará, em novembro, no Rio de Janeiro, do evento mundial de petróleo OIl & Gas com sua diretoria, o grupo foi convidado a vir à Fortaleza para visitas técnicas e reuniões com o trade cearense. Da mesma forma, as duas empresas foram também convidadas a participar da BNTM2012 em São Luiz, quando terão oportunidade de conhecer em maior escala os potenciais turísticos da região.

 

27.09.2011

 

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês (camenines@setur.ce.gov.br | 85 3101.2089)