Jovens de Pedra Branca são beneficiados com a entrega da nova Escola Profissional

30 de setembro de 2011 - 13:38

Uma multidão conferiu na noite desta quinta-feira (29), no município de Pedra Branca, no Sertão Central, a inauguração da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Antônio Rodrigues de Oliveira. O equipamento significa, para a estudante Rafaela e os mais de 540 alunos matriculados na unidade, a concretização de sonhar uma escola pública de qualidade. “Diante das dificuldades que o jovem tem na educação, com essa escola podemos sonhar em caminhar para um futuro promissor”, destacou a aluna. A escola foi entregue pelo governador Cid Gomes, que em seu discurso destacou a satisfação de inaugurar mais uma escola no Interior. “Nada diminui o meu prazer de poder voltar ao Interior e entregar a população um equipamento como este. Essa escola é a partir de hoje o maior prédio de Pedra Branca e isso tem um significado simbólico muito forte. Fica como um símbolo de que a educação é prioridade”, ressaltou.

 

Na ocasião, o Governador lembrou que além da EEEP de Pedra Branca, mais 63 unidades serão inauguradas em diversos municípios cearenses. E todas as unidades terão o mesmo padrão, com o intuito de tornar a escola um espaço adequado tanto para quem estuda, como para quem trabalha nela. “Serão em equipamentos como estes que os filhos das pessoas mais humildes terão tudo aquilo que eles não tiveram”, ressaltou Cid Gomes. Somando as unidades escolares já inauguradas, já são 26,3 mil estudantes matriculados.

 

 

Interna_2A EEEP de Pedra Branca, assim como as 76 unidades já inauguradas pelo Governo do Estado, conta com 12 salas de aulas, além de auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo, teatro de arena e dependências administrativas. Nos laboratórios tecnológicos, de línguas, informática, química, física, biologia e matemática, os alunos vão ter a oportunidade de comprovar na prática o que é estudado na sala de aula. Nessa unidade, foram investidos R$ 8,3 milhões por parte do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC).

 

Além da estrutura física, o maior diferencial da unidade é preparar o jovem para o mercado de trabalho. Nela, os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio normal e no segundo período do dia fazer um curso profissionalizante, como explicou a secretária da Educação, Izolda Cela. “Acho que é isso que uma escola tem que ser para o estudante, um espaço que vai garantir que ele possa enfrentar o futuro. Desejo que vocês possam colher aqui frutos importantes”, completou a Secretária. Os cursos ofertados serão: computação, enfermagem, agronegócio e carpintaria.

 

Interna_3O prefeito do município, Antônio Góis, agradeceu em nome da população a inauguração na Escola. Na ocasião, ele lembrou da estrada que liga Pedra Branca a Boa Viagem, que recebeu investimentos do Governo do Estado. “Estou muito grato pelo Governador, que assim como essa escola, tem feito aqui obras de primeira grandeza. Tudo o que o Cid faz frente do Governo do Estado, faz bem feito”, agradeceu. O vice-governador Domingos Filho também esteve presente na inauguração.

 

Açude Cruzeta

 

Felizes com a entrega do equipamento, a população também comemorou o anúncio feito pelo Governador. Cid se comprometeu a investir na construção do Açude Cruzeta, que ficará localizado no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, e beneficiará diretamente a população de Pedra Branca. O açude terá capacidade de 7,5 milhões de metros cúbicos. “O futuro de Pedra Branca será outro”, finalizou Cid.

 

30.09.2011 

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898)