EEEP de Guaiúba capacitará jovens para projetos estruturantes

1 de outubro de 2011 - 23:01

Faixas de agradecimento na entrada da Escola Educação Profissional José Ivanilton Nocrato marcaram a inauguração do equipamento neste sábado (01º). Localizada em Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a EEEP é a 78º unidade escolar entregue pelo governador Cid Gomes. Na ocasião, ele lembrou que a Escola não só fará uma grande diferença no futuro do município, como será um importante instrumento de capacitação dos jovens para trabalhar nos grandes empreendimentos que se instalam no Ceará, como a Refinaria Premium II e a Siderúrgica. “Projetos sonhados há mais de 30 anos pelos cearenses começam a se viabilizar. Eu me assustava ao ver uma Refinaria e uma Siderúrgica serem instaladas no nosso estado e a gente sendo obrigado a trazer pessoas de fora para trabalhar. Com a implantação das Escolas Profissionalizantes isso não vai acontecer”, ressaltou Cid Gomes.

 

O Governador lembrou também a oportunidade que os alunos vão ter de concluir o Ensino Médio normal, para em seguida continuarem na vida acadêmica. Nas Escolas Profissionalizantes tanto os alunos concluem o ensino médio como fazem um dos quatro cursos profissionalizantes ofertados pela unidade. Na EEEP de Guaiúba são ofertados os cursos de agropecuária, aquicultura, informática e química. Os jovens também passam por um período de seis meses de estágio remunerado. “Aqui o filho da pessoa mais humilde vai ter a oportunidade de estudar em uma escola de boa qualidade”, destacou Cid Gomes.

 

Além do ensino diferenciado, a Escola também se destaca pela estrutura física. O espaço tem capacidade para atender 540 alunos em tempo integral, e dispõe de uma estrutura com 12 salas de aula, laboratórios de informática, física, química, biologia e matemática, quadra poliesportiva, teatro de arena, refeitório, biblioteca e dependências administrativas. Em sua construção foram investidos R$ 7,5 milhões.

 

Uma das 540 alunas matriculadas na Escola fez questão de agradecer ao Governador a inauguração da unidade. Rebeca Mesquita falou  em nome de todos os alunos, e qualificou o equipamento como um diferencial na história do seu município. “Vamos dá um passo grande no desenvolvimento de Guaiúba, porque daqui sairão vários profissionais”, destacou Rebeca.

 

Presente na solenidade a secretária da Educação, Izolda Cela, apresentou os resultados positivos de alunos de outras unidades já implantadas pelo Governo Estadual. “É uma alegria muito grande consolidar e expandir esse Programa. Hoje estou especialmente feliz poque recebi um relatório de jovens do curso de enfermagem de outras unidades, com informações bastantes positivas sobre o desempenho deles. Isso também mostra o empenho dos professores”, comemorou a secretária.

 

Cid Gomes aproveitou a oportunidade para destacar outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc). Segundo o governador, assim como as Escolas Profissionalizantes vem apresentando bons resultados, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) também vem se destacando. “O PAIC é um dos melhores programas de Alfabetização do país. Outros resultados dos investimentos do Estado na educação é que pela primeira vez o Ceará ficou com as melhores notas em avaliações do 5º e 9º ano”, finalizou Cid.

 

A solenidade em Guaiúba contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do prefeito do município, Marcelo Fradique; do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira; do deputado João Jaime; de prefeitos e lideranças da Região.

 

01.10.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)