Técnicos são capacitados no controle de escorpiões

24 de outubro de 2011 - 13:49

Entre os animais peçonhentos, os escorpiões são os que mais fazem vítimas de intoxicação no Ceará. Segundo o último levantamento do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2009 o Ceará registrou 873 casos de intoxicação por animais peçonhentos, 726 delas por escorpiões, 83% do total. Para  capacitar 40 técnicos de endemias dos oito municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres) no controle desses animais, a Secretaria da Saúde do Estado realizará de 25 a 27 de outubro, em Maracanaú, o Curso de Escorpiões para Profissionais de Vigilância em Saúde.

Os escorpiões não atacam o homem intencionalmente, e o acidente geralmente ocorre no momento em que a pessoa encosta a mão, o pé ou outra parte do corpo no animal. Os grupos mais expostos são os de pessoas que atuam na construção civil, assim como crianças e donas de casa. Ainda nas áreas urbanas, são sujeitos os trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusear objetos e alimentos onde podem estar alojados (escondidos) os escorpiões.

Os escorpiões procuram alimento à noite. Podem entrar nas residências através de tubulações para fiação e encanamentos de esgoto, além de frestas de paredes, portas e janelas. Podem ainda ficar escondidos na claridade do dia, em lugares escuros e escondidos como dentro de calçados, armários, gavetas, panos e toalhas em áreas de serviço e banheiros. A picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente. Nos casos graves, podem ocorrer náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial.

Criado em novembro de 2005, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica Estadual (Ciat) funciona no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e tem como objetivo promover diagnósticos mais precisos nos casos de intoxicação aguda e fazer os registros de intoxicação no Estado. Os registros de acidentes por animais peçonhentos no Ceará, de acordo com o levantamento do Sinitox, caíram de 1.269 casos de intoxicação em 2008 para 873 em 2009.

24.10.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)