CEO de Crateús é o mais moderno do Brasil

5 de novembro de 2011

Uma nova unidade do mais moderno equipamento de atendimento odontológico do Brasil foi entregue no Ceará. A solenidade de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sílvio Geraldo Figueiredo Frota foi realizada em Crateús, no Sertão de Crateús, em comemoração ao centenário do município, nesta sexta-feira (4), pelo governador Cid Gomes, o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o secretário Arruda Bastos. Este foi o nono CEO inaugurado, de um total de 16 que serão entregues até meados de 2012.

 

“Acredito nas potencialidades de Crateús e sei das necessidades da sua população, por isso invisto sempre que possível neste município”, disse o Governador. Cid explicou que o equipamento só foi possível concretizae por meio do consórcio de municípios, em que uma cidade recebe o empreendimento, mas que é para benefício das demais cidades da microrregião. Serão 11 cidades contempladas com o CEO de Crateús: Independência, Tamboril, Novo Oriente, Ararendá, Quiterianópolis, Poranga, Nova Russas, Ipaporanga, Ipueiras e Monsenhor Tabosa, totalizando quase 300 mil habitantes beneficiados.

 

Segundo o Ministro, não há no Brasil equipamento semelhante no que diz respeito a cuidados odontológicos. Para ele, cuidar da saúde bucal não é só questão de estética. “Alguns tipos de câncer podem ser evitados com a prevenção nessa área, além de poder auxiliar bastante na inclusão social da população”, afirmou Padilha. “Pretendemos também acabar com a necessidade da dentadura no Brasil”, concluiu.

 

Durante o evento, o secretário Arruda Bastos relembrou a grande rede de saúde que está sendo criada no Ceará, com as 22 policlínicas, os 16 CEOs, as 32 UPAs 24 horas e os hospitais regionais que estão sendo construídos. “No próximo dia 16 de dezembro será feita licitação para o hospital regional do Sertão Central, que atenderá essas cidades e ainda outras da região”, celebrou o secretário.

 

Cid Gomes também ressaltou ao povo de Crateús as melhorias em diversas áreas que estão sendo feitas no município: “Estamos reformando estradas, implantamos o Ronda do Quarteirão, um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), estamos construindo uma policlínica e em breve teremos aqui também um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC)”.

 

O investimento na aquisição dos equipamentos de tecnologia avançada soma R$ 910 mil, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na obra, o investimento foi de R$ 1.187.500, recursos do Governo do Estado e do BID. Com cortinas de vidro, a fachada da nova unidade de saúde tem o mesmo perfil arquitetônico moderno dos CEOs regionais. Estão em funcionamento, os CEOs em Ubajara, Baturité, Acaraú, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Sobral e Russas. Mais nove estão em construção. Todos integram o planejamento do governo do Estado em garantir acesso a serviços de saúde, com qualidade, no Interior.

 

Estiveram presentes na solenidade o senador Inácio Arruda; os deputados federais João Ananias e José Guimarães; os deputados estaduais Hermínio Resende, Carlomano Marques e Nenem Coelho; o prefeito de Crateús, Carlos Felipe, e demais prefeitos e autoridades da região.

 

05.11.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)