Fortaleza recebe o XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários

16 de novembro de 2011

O Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebe, de 17 a 19 de novembro, o XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários. O evento conta com a participação de importantes da área de Astronomia em palestras e mesas de debates.

 

A palestra “O que sabemos e o que não sabemos sobre o universo” acontecerá na sexta -feira (18), às 19 horas, no Teatro Dragão do Mar, e será ministrada por Marcelo Gleiser, Titular do Departamento de Física e Astronomia do Dartmouth College (EUA) e colunista do jornal Folha de São Paulo. Em sua fala, Marcelo Gleiser abordará a organização das galáxias, o Big Bang, a vida das estrelas e outros assuntos. A apresentação foi preparada para o público não-especializado e será transmitida via web rádio, como parte da proposta de acessibilidade ao evento.

 

Outra palestra de destaque é com a profa. dra. Maria Helena Steffani, diretora-presidente da Associação Brasileira de Planetários. A palestra será dia 17, às 19h30min, no Auditório do Dragão do Mar, com o tema “Nosso lugar no Universo” .

 

Associação Brasileira de Planetários

 

A Associação Brasileira de Planetários foi fundada em 27 de outubro de 1996 durante o 1º Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia, realizado no Planetário de Campinas. Na ocasião, foram aprovados os estatutos da Associação Brasileira de Planetários, assim como foram eleitos a primeira Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da instituição.

 

Com objetivo primordial de congregar os planetaristas – profissionais que trabalham no ensino de Astronomia através dos Planetários -, instituições e pessoas interessadas em astronomia, a ABP realizou até o momento quatorze reuniões, constituindo-se em um elo de intercâmbio de informações e colaboração interinstitucional.

 

A Associação produz a publicação intitulada de ABP, que tem prestado atendimento aos planetários na resolução de problemas técnicos e de manutenção. Assim, a publicação busca prestar assessoria a órgãos públicos e privados e estimular a instalação de novos planetários. Hoje, a ABP conta com representantes de doze estados brasileiros, entre eles, o professor Dermeval Carneiro, sócio da International Planetarium Society e do Planetário Rubens Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

Serviço: XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários – Dias 17,18 e 19 no Planetário Rubens Azevedo no Centro Dragão do Mar. A palestra de Marcelo Gleice poderá ser ouvida no endereço: www.nossaradioce.com. Programação completa no site: www.planetarios.org.br.
Mais informações com o diretor do Planetário, professor Dermeval Carneiro pelo telefones (85) 3488-8639 ou 9604.2503.

 

16.11.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC

Dalviane Pires (85 3488.8625 – 8733.8829)

Twitter: @_dragaodomar
www.facebook.com/dragaodomar