Nutec faz testes nos scanners da Secretaria da Fazenda

21 de novembro de 2011

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) acaba de fechar uma parceria com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), através da  Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para realização de testes dos scanners adquiridos para fiscalização de cargas de caminhões. Segundo o Presidente do Nutec, professor Lindberg Gonçalves, os seis equipamentos de raio-x, relocáveis e móvel serão submetidos à  testes de aceitação com todos os instrumentos e aparelhos de medição necessários que atendam às Diretrizes Básicas de Proteção  Radiológica para esse tipo de ensaio. Isto ocorrerá  na medida que  os scanners forem sendo entregues e instalados pela entidade  fornecedora dos equipamentos.

 

Em pontos estratégicos do Estado, já foram testados e aprovados pelo Nutec os equipamentos no Porto do Pecém e no Posto Fiscal de  Tianguá, tornando o Ceará pioneiro no início das operações com a  tecnologia inovadora. Faltam ainda as aceitações nos Postos Fiscais  de: Pena Forte; Asa Branca; Aracati e no equipamento móvel da Cemafe.

 

Sobre a tecnologia

 

Os scanners permitem distinguir os tipos de mercadorias dos  caminhões que atravessarem a cerca de 60 rotas de fuga do Estado,  estradas mapeadas pelo Fisco. A vantagem é poder diferenciar, por  meio das colorações variadas atribuídas às mercadorias, produtos  como sal e cocaína.

 

Um scanner, conforme o Secretário da Fazenda Mauro Filho, terá condições de detectar cargas de até três milímetros. Por conta  disso, adiantou Mauro Filho, apoiarão também as ações da Secretaria  da Segurança Pública e Defesa Social do Estado na luta contra o  tráfico de drogas.. “Esses scanners detectam até um fio de cabelo  numa carga. Vamos poder identificar os produtos só pelo scanner.  Isso vai permitir detectar se existe cocaína naquela carga, por  exemplo, porque ela vai ter cor laranja. E aí é prisão na mesma hora”,  diz.

 

21.11.2011

Assessoria de Comunicação e Marketing do Nutec

Arinne Oliveira

www.nutec.ce.gov.br (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 3101.6925)