Seis unidades da rede estadual de saúde recebem o Prêmio Gestão Pública 2011

22 de novembro de 2011 - 17:32

Gestores e profissionais da rede estadual de saúde recebe nesta quarta-feira (23) o Prêmio Ceará Gestão Pública 2011, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplag). Dois hospitais ligados a Secretaria da Saúde (Sesa) serão premiados com troféu, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Mais três unidades da Sesa foram vencedores, o Hospital Geral Dr. César Cals,  na faixa prata, e o Hospital São José e Hemoce, na faixa bronze. Também será concedido certificado de participação para o Hospital de Saúde Mental de Messejana. No total, seis conquistas da rede de hospitais e unidades da Sesa.

 

Para o gestor da pasta, Arruda Bastos, “as premiações representam incentivo aos gestores e profissionais para avançar cada vez mais na qualidade da gestão, ampliando o acesso aos serviços de saúde à população”, destaca. Reconhecer as instituições públicas que assumem compromisso de mudança, com realização de autoavaliação continuada da gestão, é a finalidade do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará com a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP). “É fundamental que a gestão passe por uma avaliação de órgãos externos. Além do fator positivo da transparência da gestão, ao liberar informações e relatórios para avaliação, com o retorno da premiação fica o reconhecimento de que estamos no rumo certo na busca por serviços públicos de saúde com qualidade”, destacou o Secretário.

 

As bancas examinadoras do PCGP avaliam as instituições com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), associado com o modelo de excelência em gestão utilizado pelos setores público e privado, em mais de 120 países, submetendo os relatórios de avaliação a uma banca de juizes.

 

Premiação

 

Anualmente, desde 2009 quando foi instituído o PCGP, hospitais e unidades da Sesa são premiados. No primeiro ano a premiação foi para o Hospital Infantil Albert Sabin, com faixa ouro; o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José, com faixa prata; e o Hospital Geral César Cals recebeu certificação. No ano passado, o número de premiações aumentou. O Albert Sabin e o HM ganharam ouro, a Sesa e o César Cals receberam bronze. O HGF e o Hospital de Saúde Mental de Messejana ficaram com certificações. A Sesa recebeu ainda da Seplag o troféu reconhecimento prata da Agenda Gestão.

 

22.11.2011

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)