Internos do sistema penal cearense fazem prova do Enem

25 de novembro de 2011

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), através da Coordenadoria Educacional do Sistema Penal (Cespe), inscreveu 104 internos de seis unidades prisionais cearenses para realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro.

 

Os internos correspondem a 50,3% dos alunos que estão cursando o ensino médio dentro da unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Realizarão a prova do Enem detentos do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Jucá Neto (CPPL III) e da Cadeia Pública de Maracanaú.

 

Educação nos presídios cearenses

 

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes, a partir de dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de dezembro de 2010, o Ceará é o segundo Estado do Brasil em números percentuais de detentos estudando. Até o fim do ano passado, dos 15.201 presidiários do Estado, 15,6% frequentaram aulas nos presídios cearenses, ficando atrás apenas de Pernambuco. Atualmente a população carcerária cearense é de 16.222 presos e 2.361 estão estudando com base nos preceitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

25.11.2011

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen (ascom.sejus@gmail.com / 85 3101.2862 – 8878.8464)