Arce fiscalizará usina eólicas em Camocim e Amontada

7 de dezembro de 2011 - 19:10

Nos próximos dias 08 e 09,  técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, fiscalizarão duas usinas de geração de energia eólica. As  usinas que passarão pelo processo de avaliação serão as de Praia Formosa, localizada em Camocim, e Icaraizinho, situada no  município de Amontada.

Durante a visita, os técnicos observarão as condições de conservação, operação e segurança das usinas. As ações de fiscalização têm como base as orientações propostas no contrato de metas  celebrado final de 2010, entre a Arce e Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

No decorrer dos trabalhos, os técnicos avaliam a licença ambiental de operação; histórico da geração de energia elétrica; registros de ocorrência e boletins diários de operação, entre outros itens. Segundo  a Coordenadoria de Energia da Arce, neste ano  já foram fiscalizadas 15 usinas de geração de energia, entre  eólicas  e termoelétricas. Através das fiscalizações,  a  Agência Reguladora constata se a legislação está sendo cumprida adequadamente. Caso haja descumprimento de algum item, a Arce pode advertir e aplicar multas por incorreções em procedimentos e desobediência a dispositivos legais e regulamentares.   

As atividades exercidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará na regulação do serviço de distribuição de energia elétrica no Ceará começaram em agosto de 1999, com a celebração do convênio Aneel/Arce. As principais atividades dizem respeito à fiscalização dos serviços prestados pela Companhia Energética do Ceará – Coelce, no que se refere  ao atendimento comercial e ao fornecimento de energia elétrica. A Arce também realiza a mediação dos conflitos entre  usuários e a concessionária.

 

07.12.2011

Angélica Martins / 85 3101-1020 / 85 3101-1030