Medição de água: Cagece terá Posto de Ensaio Autorizado pelo Inmetro

8 de dezembro de 2011 - 13:57

O Laboratório de Hidrometria da Cagece recebe até sexta-feira (9) uma auditoria do Inmetro que irá determinar se a Cagece tem condições de implantar um Posto de Ensaio Autorizado pela entidade. A novidade irá garantir ao cliente da Cagece mais segurança na medição do consumo de água, em cada residência.

 

Para o auditor do Inmetro, Nilton de Oliveira da Cruz, o laboratório da Cagece se destaca pela organização, pela competência dos profissionais, assim como pela qualidade dos instrumentos utilizados e das peças de substituição. Nilton ressalta que a Cagece será, provavelmente, a primeira a receber essa autorização do Inmetro, entre as companhias de saneamento brasileiras. “Viajo todo o Brasil auditando laboratórios e com certeza na Cagece foi o laboratório mais organizado que eu já vi, em relação à medição de água”, elogia.

 

O reconhecimento pelo Inmetro do Posto de Ensaio Autorizado, na Cagece, garantirá a qualidade da verificação e da manutenção de medidores, realizadas pela Companhia. As condições a serem obedecidas pelo laboratório constam da Portaria do Inmetro 066, de 13 de abril de 2005. Após aprovação, a auditoria se repete em seis meses e, em seguida, a cada ano.

 

Por dia, o Laboratório de Hidrometria da Cagece verifica em média entre 800 e 1.000 medidores, de todo os sistemas de abastecimento da empresa, em todo o Ceará. Para se adequar às exigências do Inmetro, a Cagece investiu aproximadamente R$ 300 mil em uma consultoria que preparou as mudanças e treinou os técnicos. Também foram investidos cerca de R$ 550 mil em novos equipamentos e na adaptação dos antigos.

 

08.12.2011

 

Assessoria de Imprensa da Cagece

Sabrina Lemos  – 85 3101.1826 ou 3101.1828