303 veículos são vistoriados no Cariri pelo Programa de Combate à Fumaça Negra

12 de dezembro de 2011 - 13:47

Os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, receberam nos dias 6, 7 e 8 desse mês, novas blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo). A ação, motivada no sentido de coibir a emissão da fumaça negra dos veículos movidos a diesel como ônibus, caminhões e transportes alternativos que apresentavam índices de poluentes superior a 60% de preto, de acordo com a Escala de Ringelmann, resultou em 303 veículos vistoriados e 11 autuados.

 

As medições dos índices de fumaça negra são feitas com a utilização da escala de Rigelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

 

A Portaria Nº136, de 23 de julho de 2007 da Semace, estabelece que os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.174 a R$ 4.696.

 

As fiscalizações ocorreram nas Avenidas Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (Crato), Padre Cícero (Juazeiro do Norte) e Leão Sampaio (Barbalha), respectivamente. A Semace contou com apoio dos departamentos municipais de trânsito dos três municípios.

 

Saiba mais

 

O Programa de Combate à Fumaça Negra é realizado pela Geamo desde 1990. A meta da superintendência é alcançar o maior número de municípios do Estado no intuito de conscientizar os condutores que utilizam esses tipos de veículos.

 

A devida operação do veículo também é fator importante para a redução da emissão de poluentes.

 

12.12.2011

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter: @semace

Facebook: semace.gov