Fortaleza será primeira cidade-sede a ser visitada pelo diretor-geral da FIFA

27 de dezembro de 2011 - 13:59

Fortaleza abrirá uma série de viagens que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, iniciará em 2012 nas sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O dirigente da FIFA virá acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; e dos ilustres ex-jogadores Pelé, consultor especial da presidenta Dilma Rousseff para a Copa do Mundo; e Ronaldo”Fenômeno”, membro do conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL). O anúncio foi feito em artigo de Jérôme Valcke publicado no site oficial da FIFA.

A visita será uma forma de conferir in loco como estão os projetos de cada uma das 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo da FIFA™. Após Fortaleza, o grupo deve seguir para Salvador. A sequência das outras cidades ainda não foi divulgada. O dirigente diz em seu artigo que 2012 será um ano fundamental para a FIFA e o Brasil no que diz respeito aos preparativos operacionais para os dois principais torneios: a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014™.

“Como responsável na FIFA pela realização de ambas as competições, é fundamental que eu também possa formar minha própria opinião quanto à situação dos preparativos durante as visitas (…). Não temos tempo a perder: o relógio está correndo cada vez mais rápido e a expectativa aumenta para todos nós”, diz Jérôme Valcke. Segundo ele, 2012 será muito movimentado com marcos importantes como a aprovação da Lei Geral da Copa do Mundo, o lançamento do slogan oficial do evento, a escolha final das sedes da Copa das Confederações e a definição dos três últimos participantes deste torneio.

Segundo o secretário Especial da Copa 2014 do Ceará, Ferruccio Feitosa, a visita é motivo de comemoração. “Os momentos em que tomo conhecimento da vinda da FIFA, do COL e do Governo Federal ao Ceará são de muita alegria pois temos a oportunidade de reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a Copa das Confederações 2013 e com a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Nada como visitas assim para que eles possam comprovar esse propósito pessoalmente”, destaca Ferruccio Feitosa.

Fortaleza é hoje a cidade-sede da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da FIFA™ que  tem a obra do estádio mais adiantada. De acordo com o último relatório de execução da obra elaborado pelo Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, do dia 20 de dezembro, o projeto de reforma, ampliação e modernização do estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão já alcançou 51,9% de execução e possui duas das quatro etapas concluídas.

 

27.12.2011

Coordenadoria de Comunicação da Secopa
Lisiane Linhares e Viviane Lima
imprensa@secopa.ce.gov.br
+55 85 3264.5359 | 8778.0024 | 8724.2147