Projeto Ceará Faz Ciência movimenta o Interior com feiras e mostras científicas

3 de Fevereiro de 2012

Popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. Estes são alguns dos objetivos da primeira edição do Projeto Ceará Faz Ciência, coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e que conta com o apoio do CNPq/MCTI e da Seduc.

 

O projeto se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

 

Lançamento em Sobral

 

Nesta segunda-feira (6), às 10 horas, haverá o lançamento da primeira etapa regional, na cidade de Sobral, escolhida como sede da região Norte no projeto. Será no Centro de Convenções do município (Rua Visconde de Saboia, 300 – Junco) e contará com a presença das coordenações de escolas estaduais, municipais e particulares, além de empresários e dos representantes da Secitece. As prefeituras dos municípios que fazem parte da região Norte também foram convidadas e estarão presentes no evento. A prefeitura de Sobral e a Ibyte são parceiras do projeto.

 

Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a piscicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

 

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

“O Projeto Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento para melhoria do ensino e para o despertar vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

 

Inscrições – O período para a submissão dos projetos vai de 15/02/2012 a 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no site da Secitece (www.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo 02 páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

 

Serviço:

Lançamento do projeto Ceará Faz Ciência na região Norte
Data: 06/02/2012 – Segunda-feira
Local: Centro de Convenções de Sobral (Salão Vênus)
Horário: 10h

Mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência:

www.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466

 

03.02.2012

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso (cynthiacardoso85@gmail.com / 85 3101.6466 – 6469)

Twitter: @Secitece