Três Unidades Básicas de Saúde da Família serão inauguradas neste mês

22 de março de 2012 - 19:03

Na Região Metropolitana foram construídas, com recursos do Governo do Estado, 13 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A UBSF de Horizonte será inaugurada nesta sexta-feira (23), às 17 horas, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos.

 

Em todo o Estado, o Estado liberou recursos da ordem de R$26,6 milhões para as obras de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família. A maioria das unidades já foram concluídas e entregue à população. As próximas a serem inauguradas ficam em Pacoti, no Maciço de Baturité, no próximo dia 27; e Aurora, no Cairi, dia 31; e Maranguape, também da RMF, dia 12 de abril.

 

Das 150 UBSFs, apenas 25 estão com as obras em fase de acabamento. Em todas, além de consultórios médico e odontológico, a população é acolhida com sala de vacinação de orientações sobre cuidados com a saúde, farmácia e banheiros adequados para pessoas com deficiência.

 

Incentivo

 

Os municípios contemplados com as novas unidades cumpriram metas de atenção básica: cobertura de pelo menos 70 por cento do Programa Saúde da Família (PSF), realização de quatro consultas, no mínimo às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, estratégica adotada pelo Governo do Estado para a gestão compartilhada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais.

 

22.03.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 5221)