Patrimônio Para Todos 2012 está com inscrições abertas

9 de abril de 2012 - 12:37

As inscrições para os interessados em participar como monitor e facilitador do projeto Patrimônio para Todos 2012 já estão abertas. Serão 26 jovens selecionados, entre 18 e 29 anos, de baixa renda, para participação em cursos de formação.

 

Os selecionados para a etapa de formação vão receber vale-transporte, lanches e fardamentos. Nesta fase eles serão preparados para atuarem como facilitadores e monitores do Projeto.
As inscrições para seleção dos candidatos será presencial e gratuita e estarão abertas de 02 a 25 de abril de 2012,nos dias úteis, em horário comercial, nos equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC:

 

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Av. Francisco Sá, 1801  – Jacarecanga  –  CEP 60 010 450,  telefone: (85) 3238 12 44; Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Telefone: (85) 3488 8600; Centro Cultural Bom Jardim, Rua Três Corações, 400, Bom Jardim, telefones: (85) 3497 5981.

 

Poderão concorrer às vagas somente pessoas físicas que preencham todos os requisitos apresentados no Edital.

 

Patrimônio para todos

 

O projeto Patrimônio para todos, desenvolvido pelo Instituto de Artes e Cultura do Ceará – IACC, por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, tem como objetivo sensibilizar jovens moradores das localidades onde atua sobre a importância do patrimônio cultural a partir da realização de oficinas de educação patrimonial.

 

Desde 2009 vem percorrendo, identificando, registrando e difundindo  a diversidade do patrimônio cultural do Ceará. Contando com material didático próprio e uma linguagem apropriada para ser trabalhada junto ao público jovem, o projeto Patrimônio Para Todos possui metodologias participativas e interativas que associam o patrimônio cultural as novas tecnologias e mídias móveis.

 

Buscando dar visibilidade ao patrimônio não consagrado o Patrimônio Para Todos busca ir além dos bens já reconhecidos pelo poder público e instituições de preservação e estimula que as próprias comunidades identifiquem, selecionem e registrem as referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias.

 

Trabalhando a arte e a cultura como ferramenta de responsabilidade social, o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará apresentam mais uma ação inovadora, de qualidade, e em benefício da sociedade. Com o Patrimônio Para Todos, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho capacita, sustenta e promove a cidadania, empregando a cultura como elemento indispensável de modificação das situações de desigualdade social.

 

Em 2011, o Projeto Patrimônio Para Todos realizou 16 oficinas em Fortaleza e 10 oficinas no município de Aquiraz, atingindo cerca de 520 jovens dos respectivos municípios para a importância da preservação do patrimônio cultural. O projeto proporcionou ainda a possibilidade de obtenção de renda para 36 jovens entre 18 a 29 anos, de Fortaleza e Aquiraz, selecionados por meio de edital de seleção publica e posterior capacitação, para participar de projetos de formação cultural.

 

Serviço:

 

Abertura das inscrições do Projeto Patrimônio Para todos

Data e Local: De 02 a 25 de abril, nos equipamentos do IACC: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim

 

Mais informações:

 

Nilde Ferreira – Coordenadora de Artes e Ofícios – EAOTPS

(85) 3238.1808 ou (85) 8733.8828

 

09.04.2012

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Marco da Escócia (imprensa@dragaodomar.org.br / 85 3488.8625 – 8733.8829)