Crianças da rede pública de ensino ganham novos livros de literatura infantil

13 de abril de 2012 - 14:25

Incentivar o prazer pela leitura entre as crianças e utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem é o objetivo da Secretaria da Educação (Seduc) ao organizar a 5ª e a 6ª Coleções de Literatura Infantil “PAIC Prosa e Poesia”, do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC+). O lançamento será nesta segunda-feira (16),  às 17 horas, no Hotel Oásis Atlântico – Salão Brasil, na avenida Beira Mar, 2.500, Meireles. O investimento é de R$ 355.500,00, oriundos do Governo do Estado. Estarão presentes os secretários da Educação, Izolda Cela, e da Cultura, Francisco Pinheiro, e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares.

 

Cada coleção é formada por 24 textos inéditos, selecionados por meio de edital, voltado exclusivamente a autores residentes no Ceará. No total, 30 mil coleções serão destinadas aos estudantes que têm entre quatro e sete anos de idade e estudam na rede pública cearense. A atividade dá continuidade a um trabalho que teve início com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa, em 2007. Desde então, as ações têm como finalidade fortalecer o letramento dos alunos. Os livros, por exemplo, são trabalhados durante oficinas de dinamização do acervo com formadores municipais que levam esses conhecimentos aos educadores.

 

Conforme Fabiana Skeff, coordenadora do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC, na escola, os professores realizam junto às crianças, as atividades lúdicas motivadoras da leitura, interpretação e produção de novas histórias. “Quando é dada a oportunidade ao leitor, seja por meio da palavra ou da imagem, de trocar suas impressões e emoções de leitura, a criatividade aflora naturalmente e este exercício é indispensável para o letramento competente” – explica. O incentivo pode vir também com a utilização de atividades como a musicalização das poesias, a recreação literária ou o teatro de bonecos.

 

Sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa

 

O Programa vem mudando a realidade da aprendizagem das crianças cearenses, 99,5% dos 184 municípios estão com média satisfatória de alfabetização. O sucesso do PAIC fez com que o Ministério da Educação utilizasse o Programa também em nível nacional. O desempenho alcançado é relativo ao ano de 2010 e segue a meta proposta de garantir o sucesso da alfabetização dos alunos matriculados na rede pública até os sete anos de idade. No ano passado, o Governo do Estado estendeu as ações destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses. Assim, passaram a contar com mais formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.

 

13.04.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)