Hospital César Cals promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

20 de abril de 2012 - 18:03

A segurança e saúde no trabalho será o tema em destaque no Hospital Geral Dr. César Cals a partir de segunda-feira (23), até sexta-feira (27). A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) acontece às 10h, no Espaço Verde (Avenida do Imperador, 545 – Centro”. Nesse dia, haverá a presença da direção e de representantes dos demais setores do Hospital, Banda de Música do Corpo de Bombeiros e palestra que trata da esterilização de material.

 

Funcionários, visitantes e usuários poderão participar das atividades da Semana, que por meio de uma programação vasta, pretende alertar todo o público do hospital e conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. “A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de desenvolver a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho”, enfatiza Joana D’rac de Alencar Campos, coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Segundo ela, a orientação deve ser contínua e essa ação acontece como um reforço para as práticas de segurança.

 

A semana, que antecede o dia 28 de abril, dia mundial de segurança e saúde no trabalho, será ideal para exposição dos equipamentos de proteção utilizados em um ambiente hospitalar, como por exemplo, luvas, máscaras, óculos, aventais, entre muitos outros. Além da exposição, os funcionários receberão mais um reforço nas orientações de como usar corretamente e para que servem esses equipamentos, considerando que o HGCC realiza constantemente palestras informativas e oficinas que visam evitar acidentes no meio hospitalar.

 

Toda uma programação foi pensada para ressaltar a importância da segurança entre os funcionários. Palestras e atividades, como exposição, teste de glicemia capilar, vacinação, verificação de pressão arterial, além de jogos educativos que vão chamar a atenção para o uso dos equipamentos de proteção individual, desde os mais simples aos mais complexos, manequins ilustrarão o que pode acontecer quando os funcionários não utilizam de maneira correta os equipamentos de segurança, ressaltando a diferença quando o uso deles é de fato observado.

 

20.04.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (wescleyjorge@gmail.com / 85 3101.5350 – 8828.7463)

Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/hospitalcesarcal