UPAs 24horas vão desafogar atendimento nos Hospitais da Capital

20 de abril de 2012 - 13:58

O sistema de saúde pública de Fortaleza recebeu nesta quinta-feira (29) mais um reforço. O governador Cid Gomes inaugurou no bairro Autran Nunes a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que já passa a atender a população em casos de urgência e emergência de pequeno porte. Essa é a segunda unidade entregue pelo Estado em Fortaleza, a primeira, localizada na Praia do Futuro, foi inaugurada em março. Outras duas UPAs serão inauguradas para beneficiar diretamente a população da Capital, com o objetivo de “desafogar” os grandes Hospitais. “Serão 130 profissionais trabalhando, dentre eles sete equipes com cinco médicos cada, para evitar que as pessoas com pequenos problemas tenha que parar nos grandes hospitais”, destacou Cid Gomes.

 

A UPA do Autran Nunes, do porte tipo II, conta 13 leitos, 36 médicos e 18 enfermeiros. A unidade também oferece consultas médicas e odontológicas para crianças, adultos e idosos, realiza exames laboratoriais, Raio X e eletrocardiograma. O equipamento recebeu o investimento de R$ 2,7 milhões nas instalações e mais R$ 800 mil na aquisição de equipamentos oriundos dos Governos Estadual e Federal. “Além da qualidade no atendimento, nesses equipamentos o paciente encontra o medicamento e já sai diagnosticado. A UPA também está integrada com o serviço do Samu, caso seja necessária a remoção do paciente”, lembrou o secretário da Saúde, Arruda Bastos.

 

UPA_Autran_Nunes_2Casos de hipertensão arterial, dores no peito, febre, falta de ar e primeiros socorros em casos de queimaduras, cortes e quedas poderão todos ser solucionados através de atendimento na Unidade. O mesmo serviço já vem sendo prestado na UPA 24horas da Praia do Futuro, assim como nas próximas UPAs inauguradas em Fortaleza – nos bairros Canindezinho e Coaçu. “Quem precisa de urgência e emergência não vai mais precisar esperar em filas de hospital e nem se deslocar”, destacou o Secretário. Além destas e das duas UPAs já instaladas em Fortaleza, o Governo prevê entregar mais 44 UPAs distribuídas pelo Interior.

 

Para o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Roberto Cláudio, o sistema de urgência e emergência estava deficitário, e essa ação vai amenizar as complicações dessa carência. “Investir em saúde é a coisa mais nobre, agora investir nesses casos não tem preço”, discursou. A UPA 24h funciona dia e noite, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, garantindo à toda população de Fortaleza atendimento de qualidade.

 

Ampliação e Construção de Hospitais

 

UPA_Autran_NunesAlém desses equipamentos, o Governo do Estado trabalha para tornar o Ceará referência nacional em saúde pública. Segundo o Governador, o primeiro passo para alcançar essa meta foi melhorar e ampliar a estrutura dos Hospitais ligadas ao Estado, composto por sete unidades, todos localizados em Fortaleza. “Todos passaram por obras de reforma e ampliação. Também temos obrigação com o Interior, que sempre viu o sofrimento da sua população se deslocar para a Capital para receber atendimento. Construímos o Hospital Regional do Cariri (HRC), estamos finalizando as obras do Hospital Regional Norte (HRN), com 400 leitos, e faremos o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)”, destacou Cid Gomes. Segundo ele, logo também será lançado o edital para a construção de um grande Hospital que vai anteder só a população da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “Isso vai resolver de vez o problema de emergências graves”, concluiu o Governador.

 

UPA_Autran_Nunes_3A solenidade foi prestigiada pelos secretários de Estado, Arialdo Pinho (Casa Civil) e Professor Pinheiro (Cultura); pelos deputados estaduais Sérgio Aguiar, Miriam Sobreira, Tin Gomes, Lula Morais e Rogério Aguiar; pelos deputados federais Edson Silva, Artur Bruno, por vereadores de Fortaleza e autoridades.

 

20.04.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)