Dois municípios dos Inhamuns inauguram unidades de saúde nesta quarta-feira (06)

5 de junho de 2012 - 13:11

Em seis municípios da 15º Regional de Saúde, nos Inhamuns, foram construídas  Unidades Básicas de Saúde da Família com recursos do Governo do Estado e nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Duas delas ficam em Crateús e Ipaporanga, que serão inauguradas nesta quarta-feira (06), com a participação do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Em Ipaporanga, às 18 horas, e em Crateús, às 20 horas. Das outras quatro unidades, três já foram entregues à população nos municípios de Ararendá, Novas Russas e Novo Oriente, e uma, em Tamboril, está com as obras prontas para ser inaugurada.

 

Em Crateús a nova UBSF fica no distrito de Curral Velho, a 20 quilômetros da sede do município. A UBSF de Ipaporanga também fica fora da sede do município. Foi construída no distrito de Lagoa do Barro.  “Quando o Programa Saúde da Família surgiu em 1994 a universalização era o foco de todo mundo que trabalha na atenção básica. Agora, com a evolução nos níveis de cobertura do PSF, o desafio é qualificar cada vez mais os serviços”, afirma o secretário de saúde de Crateús, Humberto César  Frota. Ele acrescenta que lá a nova unidade vai substituir um antigo posto que funcionava em condições precárias: “agora, além de instalações  modernas, com salas climatizadas, a UBSF vai acolher os profissionais e as famílias com equipamentos novos”. Segundo o secretário, no dia seguinte após a inauguração a unidade já começa a atender à população.

 

Em cada nova Unidade Básica de Saúde da Família, o Governo do Estado investiu  nas obras R$ 178.676,00. Para a construção das 150 UBSFs em 150 municípios que cumpriram metas de atenção básica o Estado liberou R$ 26,7 milhões. Entre as metas, realização de pelo menos quatro consultas às gestantes e cobertura de, no mínimo, 70% do Programa Saúde da Família, além de participação nos consórcios públicos de saúde, estratégia de gestão utilizada pelo Estado no custeio compartilhado de policlínicas e Centros de Especialidades regionais. Na região de Crateús, funciona o novo CEO regional sob gestão de consórcio público de saúde.  A policlínica regional, em fase de conclusão, também terá gestão através de consórcio.

 

05.06.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)