Feira “Ceará Faz Ciência” estará nos Inhamuns nesta quarta-feira (20)

19 de junho de 2012

O município de Tauá, nos Inhamuns, é a quarta e última cidade a sediar a feira do Ceará Faz Ciência. O projeto de popularização da Ciência e Tecnologia pré-selecionou 23 trabalhos da região, que serão expostos nesta quarta-feira (20), a partir das 16 horas, no Parque da Cidade.  Os projetos de estudantes de Ensino Fundamental e Médio tratam, em sua maioria, sobre as vocações naturais da região, que envolvem energias alternativas e inclusão digital. Além das exposições dos melhores trabalhos dos Inhamuns, o evento terá diversas atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

 

Todas as feiras contarão com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), organizadora da Feira, com a parceria do CNPq. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

 

A Secitece também apresentará projetos de destaque na área desenvolvidos por suas vinculadas, como uma mini-usina de biodiesel, do Nutec, e uma mini-estação para coleta de dados meteorológicos, da Funceme. As universidades estaduais também estarão presentes nos eventos, com a exposição do “Concreto Translúcido”, criado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e uma mostra do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Geopark está localizado no sul do Ceará e possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.

 

O Instituto Centec, através do Centro de Formação de Instrutores (CFI), levará exposição sobre Marie Curie, cientista que foi Prêmio Nobel em Química em 1911. Ela estará sentada com vestido preto numa réplica do laboratório onde realizou os experimentos que a levaram à descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.

 

Haverá ainda exibição de documentários produzidos pela Funcap para divulgação científica e dos principais cientistas cearenses. Em cada edição será realizada ainda uma Mostra Cultural, com a exibição de talentos artísticos das regiões. Na ocasião, será feito o lançamento, na região, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que abordará o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

 

Premiação para professores e alunos

 

Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dentre os prêmios estão tablets, MP4 e jogos educativos. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano.

 

Os professores vencedores em cada uma das três categorias também ganharão netbooks. Os projetos vencedores serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe/Urca e Seduc.

 

Agende-se!
Feira do Ceará Faz Ciência na Região dos Inhamuns:
20 de junho, quarta-feira – Tauá (Parque da Cidade)
A feira terá início às 16 horas.
Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br | (85) 3101.6466 – 8724.2435 – 8877-9710

 

19.06.2012

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Cardoso (cynthiacardoso85@gmail.com / 85 8877.9710)