Escolas cearenses recebem 16 mil bolas confeccionadas por detentos

26 de junho de 2012

Nesta quarta-feira (27), o Ministério do Esporte do Brasil e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará entregam 16 mil bolas para escolas públicas de 114 municípios do Ceará. O montante é resultado do projeto Pintando a Liberdade, onde 100 presos do sistema penitenciário cearense produzem diariamente bolas de basquete, handball, futsal, futebol de campo e vôlei para serem utilizadas pelas crianças e jovens das escolas municipais. A solenidade será às 14 horas, no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará (Avenida Plácido Castelo, 2775 – Castelão) e contará com a presença do secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte, almirante Afonso Barbosa, da secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e do secretário do Esporte do Ceará, Gony Arruda.

 

O projeto Pintando a Liberdade no Ceará está centralizado na Penitenciária Regional do Cariri, que distribui material para as Casas de Privação Provisória II e II, em Itaitinga e para a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, envolvendo 100 presos no trabalho manual de cada item. Os apenados que integram o projeto são capacitados para costura, serigrafia e trabalho com couro. Além de aprender um ofício, os detentos recebem um salário para ajudar nas despesas familiares. O valor é definido de acordo com quantidade de material que produzir no decorrer do mês. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), para cada três (3) dias trabalhados, o preso tem remição de um (1) dia em sua pena.

 

As escolas municipais foram convocadas por meio de comunicado da Sejus às prefeituras, que disponibilizaram dados relativos às atividades educacionais e responderam positivamente ao recebimento do material. Assim, 114 municípios cearenses serão contemplados com 100, 200 e 400 bolas, respeitando proporcionalmente à população atendida.

 

As escolas municipais que recebem bolas no Ceará estão localizadas em Acarape, Acaraú, Acopiara, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barreira, Bela Cruz, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campo Sales, Camocim, Caridade, Caririaçu, Cariré,  Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Catarina, Chaval, Coreaú, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Granja, Groaíras, Guaiuba, Guaraciaba, Guaramiranga , Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina,  Icapuí, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Martinópole, Massapê, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Mombaça,  Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Novas Olinda, Novo Oriente, Orós, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paramoti, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Potengi, Porteiras, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Russas, Saboeiro, Salitre, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Uruoca,  Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. Na ocasião, os representantes municipais recebem um kit de bolas das mãos do Ministério do Esporte e Governo do Estado do Ceará.

 

Bola2O Programa Pintando a Liberdade trabalha em todo o Brasil na produção de artigos esportivos e na ressocialização dos internos do sistema penitenciário brasileiro. Implantado no sistema penitenciário cearense em 2007, o Pintando a Liberdade entregará em 2012, 25 mil itens, dos quais 16 mil bolas são entregues no dia 27 de junho.

 

No País, o projeto do Ministério do Esporte tem parceria do Ministério da Justiça e já atendeu mais de 12 milhões de crianças com artigos esportivos para serem utilizadas nas atividades escolares. Criado em outubro de 1997, o programa tem a finalidade de ensinar aos presos um novo ofício e suprir a carência de materiais esportivos nas escolas públicas.

 

26.06.2012

Assessoria de Comunicação da Sejus

Bianca Felippsen (85 3101.2862 – 8878.8464 – 9688.8008)

Twitter: @sejus_ce tel