Oito entidades são selecionadas para execução do programa de Cisternas de Placa

29 de junho de 2012

Oito entidades sem fins lucrativos foram selecionadas para a construção de 33.400 cisternas de placa em 35 municípios cearenses. As entidades celebrarão convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para a mobilização, capacitação e construção de cisternas no Estado do Ceará.

 

O programa de Cisterna de Placas é uma parceria da SDA com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Até agora, já foram investidos R$ 80 milhões na construção de cisternas de placa, sendo que o investimento do MDS é de aproximadamente 60% deste valor, com uma contrapartida do Estado de, aproximadamente 40%. Em todo o Ceará já foram construídas 49.142 mil cisternas, que acumulam água para beber e cozinhar. Cada entidade selecionada fará a seleção de dois lotes.

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que 50% das comunidades que necessitam de água de qualidade estão sendo beneficiadas. A meta é universalizar o abastecimento d’água até o final de 2014.

 

O sorteio para a seleção das entidades que ficarão responsáveis pelos lotes será realizado na próxima quarta-feira (04), às 9 horas, no auditório do Parque de Exposições. O resultado oficial da licitação pode ser acessado (http://www.sda.ce.gov.br/index.php/downloads/file/148-resultado-oficial-do-certame-licitatorio-072012-para-a-selecao-de-entidades-para-o-programa-de-cisternas-de-placas-da-sda).

 

Quintais produtivos

 

Na próxima segunda-feira (02) haverá a entrega da documentação das entidades que têm interesse em participar devem apresentar a documentação listada no edital 08/2012, às 9 horas, na Sala de Treinamento do Núcleo de Classificação da SDA

 

Serão investidos R$ 66 milhões, proveniente de convênio entre a SDA e o MDS, para beneficiarem torno de 10.200 famílias de agricultores. Serão construídos 7200 quintais produtivos, sendo 4200 com cisternas de enxurrada e 1500 com barragens subterrâneas. Serão contemplados os territórios de Sobral, Vales do Curu e Aracatiaçu, Inhamuns Crateús, Sertão Central e Sertões de Canindé. A previsão é que o convênio comece a ser executado a partir de agosto de 2012. O edital de seleção das entidades está disponível no site da SDA e pode ser acessado através do link http://www.sda.ce.gov.br/index.php/downloads/file/147-edital-de-selecao-para-a-construcao-de-quintais-produtivos-da-sda.

 

29.06.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)