Gestantes conhecem a maternidade do Hospital César Cals antes do parto

5 de julho de 2012 - 13:38

As gestantes que fazem o acompanhamento gestacional no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), além das consultas, podem conhecer a maternidade por meio de uma visita guiada a unidade. A iniciativa começa ainda durante o pré-natal, e as futuras mães conhecem a recepção da emergência, a sala de parto, enfermarias, berçário, Casa da Gestante e outros setores do Hospital.

 

A visita objetiva melhorar a ansiedade das gestantes, com um conhecimento prévio do local. É um instrumento que faz parte da Rede Cegonha e trata-se de uma das diretrizes do Plano de Qualificação das Maternidades do Nordeste e Amazônia Legal, do Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal.

 

O planejamento tem início na reunião do programa de Panejamento Familiar, durante as consultas de pré-natal. Em seguida, a gestante, com acompanhante ou com o marido, participa da visita.  “Elas se sentem mais tranquilas, porque elas chegam muito ansiosas, principalmente as mulheres grávidas de primeira gravidez”, ressalta Márcia Jane Lopes Dias Vieira, assistente social responsável. As gestantes também têm a oportunidade de conhecer os profissionais que poderão fazer o procedimento do parto.

 

Desde quando inciou, em maio, o programa já realizou o encontro e visitas à maternidade com 21 gestantes. A visita pode ser realizada no dia da reunião, às terças-feiras, às 13 horas, ou em outro momento, de acordo com a disponibilidade da gestante.

 

05.07.2012

Assessoria de Comunicação do HGCC

Wescley Jorge (ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463)
Twitter: @Hosp_CesarCals
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals