Candidatos em Quixadá passam a fazer prova eletrônica para Carteira de Habilitação

27 de julho de 2012 - 19:22

A Unidade Regional de Atendimento do Detran em Quixadá começou a  operar desde quinta-feira (26), com o novo sistema de prova eletrônica para  os candidatos a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora já  são 11 unidades regionais que tiveram implantado neste ano o novo sistema de provas   teóricas diante do computador. Começou na sede do Detran, em Fortaleza, no bairro   Maraponga (em janeiro), seguidas de Sobral, Juazeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Tianguá,   Itapipoca, Tauá, Crateús e Iguatu.

 

A novidade permite que os candidatos respondam durante 60  minutos (tempo médio) as 40 questões da prova e saibam imediatamente se foram aprovados ou não. As  questões abordam temas sobre legislação, sinalização, noções de cidadania, de primeiros  socorros e de mecânica de veículos.

 

Na Unidade de Quixadá, Iguatu, Crateús, Russas, Morada Nova, Tianguá, Itapipoca e Tauá, os candidatos podem comparecer às sedes regionais, das 12 horas às 15 horas, de segunda a sexta-feira, e realizar a sua prova. A entrada na sala é por ordem de  chegada. E mais nas Unidades Regionais de Sobral e Juazeiro do Norte, por concentrarem  municípios com maior número de habitantes, o acesso dos candidatos é das 8 horas às 15 horas, também por ordem de chegada.

 

Com o processo eletrônico, as unidades regionais estão atendendo o dobro de candidatos quando o processo era realizado manualmente e com a frequência bimestral. Além do crescimento de mais candidatos, aumentou também o percentual de  aprovação: de 50% para 60%. Além disso, o Estado passou a economizar: não há mais despesas  com o envio de equipes volantes aos municípios (eram pelo menos quatro por semana)  para aplicar as provas. Mensalmente, o Detran emite uma média de 3 mil novas CNHs  em todo o Estado.

 

27.07.2012

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br 85 3101.5813 – 3101.5819)