ENEM: Seduc intensifica preparação para 100 mil estudantes

27 de julho de 2012 - 17:17

No dia 11 de agosto, data dedicada nacionalmente aos estudantes, a Secretaria da  Educação (Seduc) vai lançar uma série de ações destinadas aos alunos do 3º do Ensino Médio que se preparam para o Enem. A programação acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, às 9 horas, com a participação de 2 mil jovens de escolas estaduais da Capital e do Interior. Durante o evento, a secretária Izolda Cela fará a entrega simbólica de 100 mil exemplares com uma coletânea de provas de exames anteriores. Para motivar ainda mais os jovens, haverá uma “aula show”, entre outras atividades. Caberá às 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), presentes no interior,  e Superintendência  das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) selecionar os alunos que vão participar do lançamento. O evento será transmitido por vídeo conferência para todas as escolas.

 

Além disso, professores e alunos vão contar com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos com transporte e alimentação para garantir a presença dos inscritos.

 

A iniciativa faz parte do trabalho que a Seduc começou esse ano com suas atividades letivas nas unidades de ensino, onde também aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Enem. A mobilização deu certo. A rede estadual alcançou a marca de 91 mil inscrições no Exame em 2012. O número atingido superou em mais de 7 mil o de inscritos do ano passado.

 

Para dar continuidade, neste mês de julho, a Seduc realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior. 

 

Além do ingresso em universidades federais do país utilizando o desempenho no exame,   o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. Para isso, a rede estadual cearense conta com 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), onde o interessado pode fazer sua solicitação.

 

As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). Serão 180 questões sobre as diversas áreas do conhecimento e uma redação.

 

27.06.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)