Governo do Ceará busca parceria para cooperação técnica na área da agricultura

31 de julho de 2012 - 21:06

O governador Cid Gomes recebeu nesta terça-feira (31), no Palácio da Abolição, os diretores do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Na pauta  da reunião estava a expansão e intensificação do diálogo sobre a cooperação técnica prestada pelo IICA para concepção e execução de políticas de desenvolvimento rural sustentável no Ceará.

 

Durante a audiência, o governador Cid Gomes destacou a política do Estado para universalizar o abastecimento d’água até o final de 2014, em parceria com o Governo Federal. Segundo Cid Gomes, o Governo do Ceará tem experiência em manejo de recursos hídricos e hoje tem uma capacidade de acumular 18 bilhões de metros cúbicos d’água. “Nós estamos investindo também na integração de bacias através do Eixão das Águas, que receberá vazão das águas do Rio São Francisco, abastecendo o interior do Estado e a Região Metropolitana de Fortaleza, até o Porto do Pecém”, afirmou o Governador.

 

O diretor geral do IICA Victor M. Villalobos, destacou ao Governador os bons resultados da parceria entre o Estado do Ceará e o IICA, destacando os bons resultados do Projeto São José que serão levados para outros países onde o Instituto tem atuação.

 

Durante a manhã, os representantes do IICA se reuniram com o secretario do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, com o objetivo de fortalecer parcerias no que diz respeito à capacitação de técnicos, agricultores e dirigentes de associações beneficiados com os projetos produtivos que serão executados pelo Governo do Estado.

 

O IICA e Governo do Estado já tiveram parcerias importantes nas edições I e II do Projeto São José. Agora na terceira edição, prevista para ser votada no Senado no próximo dia 7 de agosto, as ações vão se intensificar. “Eles vão nos ajudar principalmente na parte de gestão e consultoria, na elaboração, acompanhamento e monitoramento dos projetos para desenvolver as cadeias produtivas”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

O IICA já atua no Brasil há 48 anos, mantém uma carteira de 23 projetos de cooperação técnica, sendo 14 em âmbito nacional, 6 regionais e 3 multinacionais. A novidade é que projetos que tiveram sucesso no Ceará serão levados para outros países. Um exemplo é o programa de cisternas, que será desenvolvido no Haiti. “É um programa que facilita o acesso à água e permite que comunidades carentes possam se desenvolver. Vamos fazer um intercâmbio para que os técnicos do Ceará levem essa experiência para outros países da América Central e Caribe”, afirmou o Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos.

 

Também participaram do encontro o Diretor do Instituto, os especialistas do IICA em Recursos Naturais, Gertjan Beekman; em Desenvolvimento Rural Sustentável, Carlos Miranda; em projetos de cooperação técnica, Emanuel Gonçalves e o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana.

 

31.07.2012

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo

cicero.lacerda@sda.ce.gov.br