Sala de Situação da Dengue do Ceará é finalista de prêmio nacional

21 de agosto de 2012 - 14:16

A Sala de Situação da Dengue, mantida no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é um dos 20 finalistas do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2012). Os nove vencedores da 11ª edição do Prêmio e-Gov serão anunciados no dia 19 de setembro de 2012, durante a solenidade de abertura do 40º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP 2012). O evento será realizado na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, com a participação dos responsáveis pelos trabalhos finalistas. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Prêmio e-Gov objetiva estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do Governo no Brasil.

 

Único representante do Ceará entre os finalistas do Prêmio e-Gov, a Sala de Situação da Dengue foi implantada pela Sesa, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Compondo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Ceará (CIEVS-CE), a Sala foi instituída pela Portaria nº 2.824, de 9 de agosto de 2011, ligado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom). A página da Sala de Situação da Dengue é acessada a partir do banner na homepage da Sesa (www.saude.ce.gov.br). Nela, gestores, profissionais de saúde, da imprensa, usuários dos serviços de saúde, professores e estudantes têm acesso ao mapa da dengue em cada um dos 184 municípios cearenses. Com a ajuda de mapas, gráficos e tabelas, visualizam os números de casos notificados, confirmados e de óbitos numa série histórica. A maioria dos dados é atualizada diariamente, o que representa diferencial em relação às outras salas de situação do país.

 

Prêmio e-Gov 2012

 

O prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desde 2002, o prêmio é entregue todo ano e tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

 

Confira a Lista dos Finalistas

 


 

21.08.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)