Cid Gomes inaugura novo Teatro Carlos Câmara e anuncia ações na área da Cultura

4 de setembro de 2012 - 17:47

O governador Cid Gomes realiza nesta quarta-feira (05), às 9h30min, a solenidade de inauguração do novo Teatro Carlos Câmara e anuncia no local uma série de ações para a área da cultura. O ato contará com as presenças do secretário do Turismo Bismarck Maia e do secretário da Cultura, Francisco Pinheiro.

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), investiu R$ 8.671.634,29 em reforma, ampliação, novos equipamentos e construção de praça e áreas de convivência no equipamento; localizado no complexo do Centro de Turismo (também conhecido como Emcetur). Os recursos são oriundos do Tesouro do Estado e Banco do Nordeste, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur.

 

Carlos_Cmara_InternaDesativado em 1995, o teatro vai retomar a sua vocação: servir como espaço alternativo ao Theatro José de Alencar e impulsionar o turismo cultural na região central da cidade. Para tanto, o equipamento foi completamente reformulado e agora tem acesso direto para a rua Senador Pompeu. Antes, a entrada era pela rua Dr. João Moreira, entre as lojas do Centro de Turismo.

 

De acordo com Bismarck, a intenção é dialogar com a classe artística, principalmente os humoristas, e formatar uma programação para “ocupar o teatro de domingo a domingo”. Para o secretário, a partir da valorização do entorno com a limpeza de terrenos e construção de jardins, já inciada pela Setur, a área entre o Passeio Público e o Centro de Turismo “deve se tornar uma grande esplanada para a população desfrutar da paisagem, com opções de lazer, cultura e compras”.“É preciso dinamizar e fomentar a cultura, dando nova vida aos equipamentos”, pontua.

 

Carlos_Cmara_Interna2Teatro Carlos Câmara em Números:

Área do terreno: 3.334,85 m² – Área construída: 2.664 m²
Assentos: 368, sendo 130 na parte superior, 234 na inferior e quatro lugares para cadeirantes.
Palco: 110 m², com 8,4 m² de proscênio (boca de cena).
Investimento: R$ 8.671.634,29 em obras físicas, ar-condicionado, desapropriações, iluminação, cênica e som.

 

Serviço:

Endereço Teatro Carlos Câmara: Rua Senador Pompeu, 454 – Centro, às 9h30min

04.09.2012

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês (85 3101.4654 – 8732.2041)

CEC: twitter.com/cecceara e facebook.com/cecceara
SETUR: twitter.com/seturceara e facebook.com/seturce
ACQUARIO: twitter.com/acquario_ceara e facebook.com/acquarioceara