Ceará recebe missão da ONU para discutir Conferência sobre Combate à Desertificação

6 de setembro de 2012 - 12:49

Uma missão da ONU está em Fortaleza para discutir o Acordo de Sede que será firmado entre Governocy do Ceará e a Secretaria da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD). Durante toda esta quarta-feira (5), o grupo esteve no Centro de Eventos, conhecendo a estrutura e acertando detalhes para a realização da 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação, que ocorrerá no período de 4 a 8 de fevereiro de 2012.

 

Acompanharam a missão dirigentes de órgãos estaduais relacionados com o tema, dentre os quais Secitece, Funceme, Setur, Etice, Casa Militar e Conpam. A missão é composta por seis integrantes da UNCCD/ONU, sob coordenação de Rajeb Boulharouf. De acordo com Rajeb “nesta primeira visita de reconhecimento, ficamos bem impressionados com infraestrutura do Estado para receber o evento”.

 

A missão participou ainda de encontro com o vice-governador, Domingos Filho, que enfatizou a importância do evento não só pelo porte internacional, mas também pela relação direta do Ceará com o tema e seu desenvolvimento científico na área. “Cerca de 80% do nosso Estado vive num clima semiárido”.

 

Para Rajeb Boulharouf, com a realização da Conferência no Ceará, “o Brasil não deverá ser mais visto, no âmbito internacional, como apenas a Amazônia. É importante ressaltar que neste país existem outros biomas, como a caatinga, além de uma vasta expertise em Ciência”.

 

A 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD) será financiada pelas Nações Unidas, Governo Federal e Governo do Ceará. O custo total pago pelas Nações Unidas será de cerca de dois milhões de dólares. Já o Governo Federal vai contribuir com 600 mil dólares, a serem cobertos pelo MCTI, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração e Ministério das Relações Exteriores.

 

O Governo do Ceará irá fornecer o espaço do Centro de Eventos, além de custear despesas para a logística do evento, como traslado, segurança, equipamentos e instalações no local do evento, que terá a participação de 1500 pessoas.

 

06.09.2012

Coordenadoria de Comunicação da STDS

Simplicia Sinibaldi (plicia@sct.ce.gov.br / 85 8724.2435 – 3101.6469)