Estudo do Ipece revela que Ceará passa por uma revolução na saúde pública

18 de setembro de 2012 - 21:11

“Estamos diante de uma revolução da saúde pública do Estado do Ceará”. Esta é uma das conclusões do documento Ipece/Informe (nº 41 – setembro de 2012), que tem como título “Análise dos Impactos dos Investimentos do Governo do Estado do Ceará na Área da Saúde: Estamos Diante de uma Revolução?”. O trabalho foi lançado nesta terça-feira (18) –  em entrevista coletiva aos meios de comunicação realizada no Ipece (Edifício Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba).

De acordo com o professor Flávio Ataliba, diretor do Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo estadual, em torno de R$ 1 bilhão equivalem a 1,15% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011. Ele observa que o Ceará tinha 17 unidades no nível de atendimento secundário e terciário no início deste Governo, dentre hospitais e outras unidades, e agora está mais que triplicando está realidade.

O Governo do Estado, de acordo com o documento do Ipece,  está construindo e equipando 75 novas unidades, entre UPAs, Policlínicas, CEOs e Hospitais, significando um aumento expressivo de 342% na oferta de unidades de saúde. Além disso, o Governo vem reestruturando a saúde do Estado nos três níveis de atenção à saúde pública: primária, secundária e terciária.

Diante desse novo quadro, o Ceará passará a ser um dos Estados mais equipados da América Latina em termos de saúde pública. No entanto, o trabalho chama a atenção para o fato de que o Governo terá enormes desafios, que é administrar estas novas unidades e deixá-las funcionando com eficiência, não só para a geração atual do povo cearense, mas também para as gerações futuras.

Para isso, o Governo do Estado deverá realizar com eficiência as respectivas ações que já estão em seu planejamento, tais como: acompanhar, analisar e monitorar as unidades de saúde, os consórcios e Organização Social (OS) envolvidas na gestão; dotar as unidades com Sistema de Informação Gerencial; acompanhar o Plano de Manutenção das novas unidades; acompanhar e planejar a execução orçamentária; Projetar (planejar) com eficiência o fluxo de caixa do Estado, devido ao custeio elevado das novas unidades e ter política eficiente de gestão de pessoas.

Além dos impactos sociais e econômicos advindos do volume expressivo de recursos em investimento na área da saúde, o aumento da capacidade de salvar vidas, dentro da melhor definição da expressão, é o que sobressai deste trabalho como observação mais latente – frisa o professor Flávio Ataliba. Tudo isso proveniente de 75 novas unidade, 1.554 novos leitos e capacidade de realizar 5.330.560 procedimentos entre consultas, terapias, exames e atendimentos de urgência e emergência.  

De fato, é um momento histórico de inflexão e mudança de nível da curva saúde pública, pensando em termos temporais da oferta e operacionalização – ressalta o Diretor Geral do Ipece. O aumento da capacidade de salvar vidas é contundente quando são observados os dados de 2009. Neste ano, 13.333 pessoas morreram em virtude de doenças cerebrovasculares, isquemias do coração, hipertensivas e demais causas do aparelho circulatório. “São mortes onde o tempo e a distância podem significar a vida ou a diminuição de sequelas, logo, a redução média do tempo e distância de 70 por cento é bastante relevante.

Com relação ainda a 2009, o documento do Ipece constata que no Ceará foram registrados 6.570 óbitos ocasionados por câncer de pulmão, estômago, próstata, câncer de mama, útero e demais neoplasias. Aqui, a redução do tempo de exame de cinco meses para menos de um mês irá fazer a diferença para um diagnóstico precoce e a vida. O trabalho, que teve a coordenação geral do professor Flávio Ataliba, foi elaborado por Régis façanha Dantas, que contou com a colaboração de Laislânia Holanda de Lima. O documento completo, composto por 30 páginas, pode ser acessado na página www.ipece@ce.gov.br.

18.09.2012

Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins