Editores da Saúde Coletiva se reúnem na Escola de Saúde Pública

19 de setembro de 2012 - 11:48

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB), realiza no período de 20 a 22 de setembro, na sede da ESP-CE, o Encontro de Editores Científicos da Saúde Coletiva. O evento reunirá pesquisadores, editores científicos e membros da comunidade acadêmica brasileira.

 

O encontro tem como objetivo principal ampliar as oportunidades para publicação de trabalhos científicos dos programas de pós-graduação do campo da saúde coletiva em todas as regiões do país, com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, também visa elaborar estratégias para o fortalecimento mútuo entre os jovens periódicos científicos do campo da saúde coletiva no Brasil, e discutir tecnologias para divulgação científica.

 

Cadernos ESP

 

Ao longo dos seus 19 anos, a Escola de Saúde Pública do Ceará tem contribuído para a promoção da saúde no Estado por meio de formações, capacitações, ensino e pesquisa. Em 2005, a ESP-CE inaugurou uma nova vertente do seu fazer em saúde quando lançou a Cadernos ESP, revista de divulgação científica que prioriza publicações voltadas para a pesquisa em saúde pública no Brasil.

 

De periodicidade semestral, a revista Cadernos ESP tem a missão de publicar artigos originais e inéditos, de natureza científica, apresentando resultados de pesquisas relevantes para a saúde pública, de interesse regional e internacional, visando à redução das desigualdades em saúde no Brasil.

 

Destaques da programação

 

A abertura do evento, marcada para às 9 horas da sexta-feira (21), no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE, será prestigiada por várias autoridades. Entre elas, Odorico Monteiro de Andrade, da Secretaria de Gestão e Estratégia Pública do Ministério da Saúde; José Arruda Bastos, secretário de Saúde do Estado; Ivana Barreto, superintendente da ESP-CE; Maria Fátima de Sousa, coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB); Lívio Amaral, da Fundação CAPES; e Rosa Souza, representante da Presidente da Rede Nacional de Escolas de Saúde Pública.

 

Oficinas e Sessões dialogadas movimentarão a programação do evento. No dia 20, acontece a Oficina Periódicos Eletrônicos em OJS/SEER. No dia 21, está agendado, de 10 às 12 horas, um Diálogo Aberto com Maria Cecília de Souza Minayo, editora chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva sobre o tema “Como Fortalecer Novos Periódicos Científicos no Campo da Saúde Coletiva? No mesmo dia, a partir das 14 horas, tem uma Sessão Dialogada 1 sobre Estado da Arte dos Periódicos Brasileiros no Campo da Saúde Coletiva. Outro destaque do segundo dia do evento acontece às 15h45: Sessão Dialogada 02, abordando o tema Como Obter Financiamentos para os Novos Periódicos Científicos?

 

No sábado (22), o evento será aberto às 8h30min com a Sessão Dialogada 03 sobre Os caminhos da indexação dos Periódicos Científicos. Em seguida, às 11 horas, acontece a Sessão Dialogada 04, enfatizando o tema Como Profissionalizar os Editores Científicos. Depois do intervalo do almoço, a partir das 14 horas, está programada a Plenária Final. Na ocasião, será debatido o tema A construção dos ciclos de vida das Revistas Científicas no Brasil: desafios a superar e estratégias a serem seguidas. Quais os caminhos?

 

19.09.2012

Assessoria de Comunicação da ESP-CE

Marcos Saudade (85 3101.1412)

Twitter: twitter.com/espce