Ceart projeta artesanato cearense em eventos internacionais

28 de setembro de 2012 - 14:48

Dois eventos internacionais marcam a agenda de atividades da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), neste final de ano: o Salão de Turismo do Rio de Janeiro – Brite 2012 – Brazil International Tourism Exchange, que acontece neste final de semana (28, 29 e 30 de setembro), nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro; e a 15ª Fiaflora Expogarden – Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, que acontece no período de 06 a 09 de outubro próximo, no Anhembi, São Paulo.

 

Para os dois eventos, além de expor e comercializar a produção artesanal das diversas regiões do Estado do Ceará, confeccionadas nas diferentes tipologias, a CEART terá artesãos trabalhando ao vivo, levando ao público um pouco do ensinamento e da arte, que é passada de pai para filho, que vem atravessando gerações e garantindo a sua continuidade. Esta é uma das missões do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária.

 

Com o tema “Cores e Sabores do Brasil”, a Brite levará ao Rio as principais festas folclóricas e manifestações artísticas brasileiras, entre as quais, apresentações de Samba, Festival de Parintins, Festa Junina, Carnaval e Oktoberfest. Durante os três dias, o público poderá conhecer a cultura, a gastronomia, o artesanato, a moda e o folclore dos roteiros regionais que contribuem para evidenciar a singularidade dos diversos destinos brasileiros.

 

Durante o período, os artesãos José Lourenço e Cícero Caetano, que trabalham com a tipologia Arte Popular, do grupo Mestre Noza (região do Cariri), especialista em Xilogravuras; e Maria do Socorro da Costa, rendeira do município de Aquiraz (praia do Iguape), estarão produzindo sua arte ao vivo, no stand da CEART, patrocinado pelo PAB- Programa do Artesanato Brasileiro.

 

“É mais uma grande oportunidade para mostrarmos todo o potencial dos nossos artesãos que a cada dia estão mais aprimorados em sua arte, conquistando notoriedade e abrindo excelentes oportunidades de comercialização”, diz Amanaci Diógenes, coordenadora da CEART.

 

28.09.2012

 

Assessoria de Comunicação da STDS
Fátima Regina – 3101 1131
Vólia Rocha – 8728 0360