UPA 24 horas do Conjunto Ceará e José Walter têm obras iniciadas

19 de outubro de 2012

Mais duas obras de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) foram iniciadas em Fortaleza, uma no Conjunto Ceará (UPA de porte II) e outra no José Walter (UPA de porte III). As UPAs são classificadas de acordo com a população da região a ser coberta. Para a instalação da UPA de porte II – Conj. Ceará, serão investidos cerca de R$ 2,7 milhões em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A Unidade terá capacidade para atender até 200 mil habitantes e contará com 4 médicos, 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. Já para a UPA do José Walter – porte III, o investimento é cerca de R$ 3,5 milhões e a cobertura será de até 300 mil habitantes, com 6 médicos, 13 a 20 leitos e até 450 atendimentos diários. Com essas Unidades, chega a seis o número de UPAs instaladas em Fortaleza, que já têm em funcionamento na Praia do Futuro, Canindezinho, Messejana e Autran Nunes.

 

Nas novas Unidades, os moradores, tanto adultos como crianças, receberão atendimento em casos de urgência e emergência. A população terá acesso a serviços de raio X, laboratórios para exames e aparelho de eletrocardiograma, além de atendimento para pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas, primeiro socorro para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. As UPAs terão ainda o funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ajudando a concretizar a rede de urgência e emergência do Estado.

 

As UPAs 24 horas fazem parte do compromisso do Governo do Estado em ampliar, qualificar e facilitar o acesso aos serviços de urgência e emergência na capital e no interior. As obras são fiscalizadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

 

19.10.2012

Assessoria de Comunicação do DAE

Carla Brenda (85 3487.8844)