Dragão do Mar apresenta exposição “Emaranhados e Naturais”

25 de outubro de 2012 - 13:24

Nesta quinta-feira (25), a partir das 19 horas, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta, no Espaço Multiuso, a exposição “Emaranhados e Naturais”, da pintora mineira Solange Carvalho, radicada em Paris há três décadas. A mostra acontece até o dia 17 de novembro.

 

A exposição retrata 15 telas em sequências temáticas, todas inspiradas por elementos naturais. Ramos aquáticos, estilhaços de corais, fragmentos de raízes e gramíneas, corolas florais, fios de ferro em laços e espirais conquistam telas de grandes dimensões. São “naturezas vivas” expandidas em contrastes e movimentos em um espaço amplo e indefinido.

 

A artista explora formas e texturas dos elementos, separando-os do seu contexto natural para expressar sua vida plástica e densidade sensitiva. Há muitos e muitos anos que Solange Carvalho trabalha inspirando-se de elementos colhidos no ambiente natural. Nas andanças pela cidade, mergulhos no mar, passeios campestres, o olhar da pintora agarra um objeto mineral ou vegetal ou industrial, que a seduz pela forma ou pelo reflexo de um instante luminoso.

 

Explora os detalhes, os contornos, as texturas procurando a memória das sensações. Expressar o impulso das formas e das texturas é um desafio que a pintora explora usando técnicas bastante clássicas, combinando a exigência artesanal e a expressão pessoal. Sua obra transmite ao espectador impressões e sensações – contraditórias ou equilibradas – entre inquietação estética e afirmação harmoniosa.

 

Serviço:
Abertura da Exposição “Emaranhados e Naturais”, de Solange Carvalho,
Data: 25 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Espaço Multiuso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Horário de visita à exposição: De terça a quinta, das 9 horas às 19 horas, com acesso até 18h30min e de sexta a domingo das 14 horas às 21 horas, com acesso até 20h30min. Entrada gratuita.

 

25.10.2012

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
Luciana Vasconcelos – 85 3488.8625
Facebook: www.facebook.com/dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar