Ceará se une ao programa Iberbibliotecas

1 de novembro de 2012 - 14:20

O Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, aderiu ao programa Iberbibliotecas, coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas- CERLALC e pela Secretaria Geral Iberoamericana (Segib) a fim de promover a criação, consolidação, modernização e desenvolvimento das bibliotecas públicas do Estado.

 

De acordo com o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, esta adesão permite um intercâmbio entre o Ceará e os países da América Latina no sentido de permitir o livre acesso à leitura e à informação de todos os cidadãos latino-americanos. Além, de possibilitar a participação no fundo financeiro do CERLALC de apoio a iniciativas de apoio as bibliotecas do Ceará.

 

Fazem parte do programa países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

 

Iberbibliotecas

O Primeiro Encontro Ibero-Americano de Responsáveis Nacionais de Bibliotecas Públicas foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 1998 e foi convocado e organizado pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Educação, Cultura e Desportos de Espanha, através da Subdireção Geral de Coordenação Bibliotecária. Esta reunião contou com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci) e a colaboração do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas (CERLALC).

 

No quadro desta reunião, aprovou-se a constituição do Programa Ibero-Americano de Cooperação em matéria de Bibliotecas Públicas, sob a coordenação do CERLALC e com o apoio de um comité integrado por representantes de vários países Ibero-Americanos. Para o seu seguimento o Foro Ibero-americano de Responsáveis Nacionais de Bibliotecas Públicas se reunirá pelo menos uma vez cada dois anos.

 

01.11.2012

 

Assessoria de Imprensa da Secult
Sonara Capaverde – 85 3101.6759

sonara.capaverde@secult.ce.gov.br