Ministro Aldo Rebelo e Felipão lançam nova edição do Programa do Segundo Tempo

6 de novembro de 2012 - 20:45

Os estudantes cearenses beneficiados pelo Programa Segundo Tempo, do ministério do Esporte, tiveram uma tarde especial nesta terça-feira (06), no Centro de Eventos do Ceará. Com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do técnico pentacampeão mundial de futebol, Luiz Felipe Scolari (Felipão), foi lançado oficialmente o programa no estado do Ceará.

 

“O Governo Federal e o ministério do Esporte têm muito orgulho em colaborar com o Estado do Ceará no Programa Segundo Tempo, que é um programa voltado para a promoção da inclusão social e o desenvolvimento das crianças através do esporte”. Assim se pronunciou Aldo Rebelo ao anunciar oficialmente o programa no Centro de Eventos. O ministro mencionou a trajetória de Luiz Felipe Scolari como exemplo de perseverança para todos os jovens presentes. “Devemos nos espelhar na pessoa de Felipe Scolari, que iniciou sua carreira como professor de Educação Física, trabalhou em todo território nacional até chegar ao comando da seleção pentacampeã do mundo, dentre tantas outras conquistas. Uma carreira brilhante”, frisou.

 

tempo2De acordo com o vice-governador Domingos Filho, “com a parceria do Governo Federal e o empenho do governador Cid Gomes e do secretário dos Esportes, Gony Arruda, o Ceará tem caminhado a passos largos para que esse programa seja o maior dentre todos os estados da Federação. São 46.600 alunos atendidos em 466 núcleos, distribuídos nos 184 municípios cearenses e mais 105 distritos”, concluiu. O Ceará é o único estado  do Brasil contemplado com o programa em todos os municípios.

 

A solenidade contou com a entrega simbólica do material esportivo para dois núcleos de Fortaleza: Pirambu e Tancredo Neves, realizada pelo ministro Aldo Rabelo, por Domingos Filho, Gony Arruda e Felipe Scolari.

 

Em seguida, o ex-treinador da Seleção Brasileira e consultor do ministério, Felipão, realizou palestra motivacional para crianças, jovens e adolescentes presentes ao evento. “Esse projeto não visa apenas o futebol. São 11 modalidades com o intuito de promover o desenvolvimento, a vocação, o acesso à prática do esporte, a formação de cidadania e a melhoria da saúde de vocês, jovens”, disse. “Assim como a seleção do penta, o programa tem o objetivo de desenvolver também o espírito de coletividade e de perseverança naquilo que se quer alcançar”, completou.

 

Participaram da solenidade de lançamento do programa o almirante Afonso Barbosa, secretário nacional do Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social (SNLEIS), do ministério do Esporte; o secretário especial da Copa 2014, Ferrucio Feitosa; o secretário adjunto dos Esportes, Eugênio Rabelo, o deputado estadual Lula Morais; o secretário da Cultura do Ceará, professor Pinheiro; a coordenadora do Programa Segundo Tempo no Ceará, Liliane Benício e os prefeitos Expedito Ferreira, Zé Carlos e Raimundo Sampaio, de Aracati, São João de Jaguaribe e Ipueiras, respectivamente.

 

tempo3Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Os estudantes praticam atividades esportivas em horário alternativo ao das aulas e podem escolher participar de, no mínimo, três modalidades.

 

O Segundo Tempo foi considerado pela Unesco, órgão das Nações Unidas, como o maior programa de esporte educacional do mundo para o desenvolvimento da educação. Seu modelo foi exportado para países da África, como Angola, Guiné Bissau e Costa do Marfim.

 

06.11.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)