Audiência pública apresenta projetos da Ponte Estaiada e Mirante de Fortaleza

19 de novembro de 2012

Fortaleza deverá ganhar uma nova opção de acesso entre o seu litoral norte e leste e a zona sul, bem  como um novo equipamento turístico de referência para cidade. A Secretaria da Infraestrutura do Estado realizou nesta segunda-feira (19) uma audiência pública para  apresentar o projeto de construção de uma ponte do tipo estaiada sobre o rio Cocó, de um mirante em suas proximidades e seus acessos rodoviários. A abertura da audiência, que contou com as presenças de  representantes de órgãos públicos, ambientais e construtoras, foi  feita pelo secretário Adail Fontenele. Os equipamentos deverão ser construídos mediante uma Parceria Público Privada (PPP) estando orçados em R$ 298,6 milhões, ficando a empresa ganhadora da licitação com a concessão dos serviços de manutenção e conservação por um prazo de 8 anos.

 

Conforme destacou o Secretário, a ponte estaiada e acessos contribuirão para desafogar o fluxo de veículos nas avenidas Sebastião de Abreu, alimentada principalmente pelas avenidas Antônio Sales, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont em direção à avenida Washington Soares. Além disso, contribuirá para a ocupação ordenada daquela região e facilidades de acesso aos diversos equipamentos que funcionam naquela área como o Centro de Eventos, o Fórum, shoppings, corredor gastronômico e faculdades.

 

Conforme estudos feitos pelo consórcio OAS/Marquise, ao custo de R$ 6 milhões  – a serem ressarcidos pela empresa ou consórcio vencedor da licitação das obra, caso este não vença o certame – a ponte estaiada deverá ter 850 metros de cumprimento, devendo ser implantada entre o bairro Cidade 2.000 e o Centro de Eventos do Ceará (CEC). Segundo o secretário adjunto, Otacílio Borges, que fez a apresentação do estudo, a ponte será suportada por dois mastros distantes 500 metros um dos outro, de forma a intervir o mínimo possível na área de preservação do rio.

 

A ponte terá dois trechos de acesso em laje de concreto, sendo do lado sul com 250 metros de extensão e do lado norte 100 metros; trecho estaiado – seguro por cabos – com 500 metros sendo o vão central de 250 metros e dois adjacentes com 125 metros; quatro faixas de 3,60 metros  de largura; quatro faixas de segurança e barreiras de concreto lateral e central;  dois mastros com 64 metros de altura. Para facilitar o acesso será construída uma avenida que contornará a  
Cidade 2.000. Os estudos ambientais estão sendo elaborados e o edital definitivo  
deverá ser lançado no dia 10 de dezembro próximo.

 

O edital preliminar está disponível para consulta pública no site da Seinfra (www.seinfra.ce.gov.br) até o dia 1º de dezembro. Até essa data a Secretaria receberá sugestões e colaborações para o projeto.

 

Mirante

 

Além da ponte, de arquitetura diferenciada de forma a reforçar a vocação turística da cidade e atrair visitantes, a área ganhará ainda o Complexo de Cultura e Lazer Mirante de Fortaleza. Com estrutura em forma torre,possibilitando uma visão panorâmica de Fortaleza e vista privilegiada do Rio Cocó,     o mirante, de cerca de 100 metros de altura, terá capacidade para receber grande número de visitantes, oferecendo simultaneamente atrações como galeria de arte, restaurante 360º e praça.

 

19.11.2012

Assessor de Comunicação da Seinfra

Marco da Escóssia (85 3216.3764 / 8898.4318)
@seinfrace
facebook.com/seinfraCE