Governo do Estado instala mais cisternas de placa e quintais produtivos no Interior

3 de dezembro de 2012 - 17:57

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assina ordem de serviço para construção de cisternas de placa e quintais produtivos para o município de Itapipoca. A ação tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e vai beneficiar quase sete mil famílias. A solenidade será às 9 horas, nesta terça-feira (04), e contará com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins.

Será assinada ordem de serviço com valor superior a R$ 12,7 milhões para construção de 6.612 cisternas de placa e 128 quintais produtivos, sendo 90 deles com cisternas de enxurrada e 38 com barragens subterrâneas. O convênio será firmado com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário (Cadesc), Centro de Estudos do Trabalho e de Assistência ao Trabalhador (Cetra) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece).

As cisternas de enxurrada são utilizadas para acumular água das chuvas para serem usadas para a agricultura familiar e as barragens subterrânea são construídas dentro de pequenos riachos nas comunidades que acumulam água da chuva no subsolo.

De acordo com a coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Neyara Araújo, as famílias beneficiadas serão selecionadas pela comissão do Programa de Ação de Convivência com a Seca. (PACS). “A comissão do PACS vai auxiliar na localização das famílias a serem beneficiadas com as cisternas de placa e na identificação das famílias com aptidão para receber as barragens subterrâneas”, informou.

O secretário Nelson Martins ressaltou a importância social das cisternas de placa para garantir água de qualidade para o Semiárido. Ele destacou que o Programa de Universalização das Cisternas do Ceará apresenta resultados satisfatórios e até o final de 2014 a meta é a universalização do abastecimento d’água no Estado. “O Ceará é o estado que mais tem investido na construção de cisternas de placa no Nordeste e um dos que mais construiu o equipamento”, frisou.

Serviço
Assinatura de ordem de serviço para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos
Local: Centro de Treinamento Diocesano, em Itapipoca, Rua Hildeberto Barroso, 27
Horário: 9 horas
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

03.12.2012
Assessoria de Imprensa da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA