Linha Sul: Urbanização sob elevado da Parangaba beneficia paisagismo no local

4 de dezembro de 2012 - 13:23

Além de atender a demanda por mobilidade urbana na Capital, a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza também tem seu viés paisagístico. Exemplo disso é que no local onde se localiza o chamado Elevado Metroviário de Parangaba está sendo executado um projeto de urbanização que visa aperfeiçoar e qualificar toda a área de influência da obra. Dentre as ações, está a reforma da antiga estação ferroviária da Parangaba, que já foi finalizada. A edificação, que data de 1940 e foi rebaixada em 3,5 metros para dar passagem ao elevado ainda em 2007, ganhou guarita, rampas, calçada e pintura nova.

 

O projeto de urbanização surgiu da necessidade de harmonização entre a via por onde passa o metrô e o espaço original, formado por elementos naturais, como vegetação e luminosidade, além de edificações, como residências e prédios comerciais. O objetivo é integrá-lo às características ambientais apresentadas, aproveitando, dentre outros recursos, a atual circulação de pessoas e veículos, a prática de esportes e lazer. A área total beneficiada pela urbanização corresponde a aproximadamente 92.029,34 m², situados entre os bairros Couto Fernandes e Vila Pery. Somente sob o elevado são 2,92 km.

 

Atualmente, as obras se concentram em vários pontos. Entre a Vila Tomásia e a Rua José Bastos está havendo a execução de poços de visita (PVs) da rede de esgoto; enquanto o percurso entre as ruas Livino de Carvalho e Dom Carloto Távora está em etapa de conclusão as ligações domiciliares aos PVs. A previsão é que a conclusão das ligações aconteça ainda este ano. Entre a Rua Teles de Souza e a Rua Oscar Bezerra já foi concluída a pavimentação das calçadas e está sendo realizada a escavação e o assentamento do meio fio que separa a calçada da ciclovia. Da Oscar Bezerra até a Rua Ceará estão sendo feitos trabalhos de terraplanagem. O projeto como um todo prevê a finalização dos serviços em julho de 2013.

 

04.12.2012

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Luanna Patrícia (luanna.carneiro@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7115)

Twitter: https://twitter.com/metrofor
Facebook: https://www.facebook.com/MetrodeFortaleza