Copa 2014: Jornalistas internacionais chegam a Fortaleza

7 de dezembro de 2012 - 20:11

A gastronomia e outros aspectos culturais cearenses, os equipamentos turísticos (entre eles, o Centro de Eventos), a beleza da orla e o Estádio Castelão vão ser apresentados a um grupo de jornalistas estrangeiros entre os dias 9 e 11 de dezembro. No roteiro, estão programadas visitas ao Centro de Eventos do Ceará (CEC), à Arena Castelão, ao Centro de Turismo (Emcetur), à Beira Mar, às praias de Iracema (incluindo Ponte dos Ingleses) e do Futuro, e ao complexo aquático Beach Park.

 

O grupo será composto por 30 pessoas, pois os jornalistas serão acompanhados por uma equipe formada por oito representantes do Governo Federal e da FIFA. Ao todo, são 22 profissionais de sete países (Alemanha, Rússia, Japão, Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos) que estão conhecendo as 12 cidades-sede da Copa 2014 para divulgação em outros países.

 

A iniciativa , primeira do gênero e batizada de “Tour de Agências de Notícias Internacionais – Press Trip Copa das Confederações”, é uma iniciativa da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministério do Esporte, a FIFA e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, com apoio das secretarias estaduais do Turismo (Setur) e Especial da Copa (Secopa).

 

A ideia foi aproveitar a realização do sorteio das Chaves da Copa das Confederações da FIFA, em 1º/12/2012 na cidade de São Paulo, para convidar esses profissionais de imprensa internacional a conhecerem as cidades-sede.

 

Esse Press Trip irá proporcionar aos jornalistas e fotógrafos de agências de notícias internacionais uma experiência diversificada do Brasil como país anfitrião, bem como a atualização dos respectivos especialistas e responsáveis em áreas-chave para a realização do evento, em primeira mão, dos vários locais que serão visitados, incluindo oportunidades para entrevistas e visitas a pontos de interesse turístico e as arenas esportivas.

 

Mercado Internacional

De acordo com dados das pesquisas realizadas e da Policia Federal (delegacia de imigração), os turistas internacionais que se destinaram ao Ceará, via Fortaleza, de janeiro a novembro de 2012, foram predominantemente residentes na Europa. Entre os países a Itália destaca-se como principal emissor respondendo por 24,21%, em segundo lugar Portugal 22,44%, em terceiro lugar a França 8,00% e em quarto lugar a Espanha com 6,28%.

 

07.12.2012

 

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês – 85 3101.4661

ascom.setur@setur.ce.gov.br